Nesta obra, Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira contextualizam como a trajetória do primeiro indígena universitário do Brasil se confunde com a história de Cabo Frio e das Baixadas Litorâneas.
Os historiadores trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio.
O projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo.
#Secec RJ #Cultura Presente #Lei Paulo Gustavo RJ @sececrj
Sobre el autor
Luiz Guilherme Scaldaferri
Doutor em História pela UFF. Professor da rede pública de ensino de Armação dos Bú¬zios e de Cabo Frio. Pesquisa e populariza a história da Região dos Lagos, em especial da indígena. Entre suas obras: O primeiro indí¬gena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873), em coauto¬ria com Marcelo Santa’Ana Lemos; Os índios na História da Aldeia de S. Pedro de Cabo Frio, em coautoria com Janderson B. Carneiro; História de Cabo Frio, com José Francisco de Moura; e História de Cabo Frio contada à minha filha, livro infantil. Organizou, com Flávia Ribeiro, Cabo Frio: 400 anos de história (Ibram). Lançou o documentário A Pesca Artesanal em Armação dos Búzios (Iphan). Recebeu Menção Honrosa no Concurso de Monografias, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (2010). Agraciado pela Prefeitura de Cabo Frio com o diploma Otime Cardoso dos Santos, pela contribuição e difu¬são da ciência, tecnologia e inovação (2021). Membro da Academia Cabo-friense de Letras.
Marcelo Sant’Ana Lemos
Mestre em História (Uerj). Licenciado em Geografia (Uerj). Foi professor da rede estadual, no município do Rio de Janeiro, e do Colégio Pedro II. Atualmente pesquisa a história dos povos indígenas do Sudeste, em particular os do Vale do Paraíba do Sul, com foco nos Puri. Entre as suas obras, destacam-se O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873), em coautoria com Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira; e O índio virou pó de café? Resistência indígena frente à expansão cafeeira