• Investigação de cibercrimes – Planejamento, execução e suas controvérsias
• Revenge porn – Metodologia de enfrentamento
• Repositório procedimental – Modelos e exemplos
A atual Era do Conhecimento, caracterizada pelo intenso fluxo de informações, de alcance mundial e instantâneo, fez com que o mundo jurídico também buscasse se adequar à nova realidade social, surgindo uma série de normas e julgados que visam tutelar os direitos dos indivíduos e da sociedade no ciberespaço.
Nesse sentido, a presente obra foi elaborada para auxiliar os operadores da área jurídica e da área das tecnologias da informação e comunicação a aprofundar seus conhecimentos, especificamente no que se refere à interseção entre o Direito e a Tecnologia, com foco na investigação de cibercrimes.
Os autores, aliando conhecimentos teóricos, jurisprudência e vasta experiência profissional, conseguiram produzir um manual didático, tornando fácil a compreensão desse tema tão importante e pouquíssimo explorado pela doutrina nacional.
Tabella dei contenuti
Introdução
1. Direito e Tecnologia da Informação
2. Crimes Cibernéticos
3. Preservação de Evidência Cibernética
4. Registros de Conexão e de Acesso a Aplicações de Internet
5. Dados Cadastrais
6. A Aplicação Judicial do Marco Civil da Internet
7. Da Responsabilidade por Danos Decorrentes de Publicação de Conteúdo
8. Procedimentos a Serem Adotados por Vítimas ou Seus Representantes
9. Praticando a Investigação do Ciberdelito
10. Transparência na Exposição do Conteúdo
Referências Bibliográficas
Circa l’autore
Alesandro Gonçalves Barreto: Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí. Pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria Pública do Estado do Piauí. Colaborador eventual e Coordenador do NUFA (Núcleo de Fontes Abertas) da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro no ano de 2016. Coautor do livro ‘Inteligência Digital’, também publicado pela Brasport.
Beatriz Silveira Brasil: Delegada de Polícia Civil do Estado do Pará. Pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão em Defesa Social e Mestra em Defesa Social e Mediação de Conflitos (UFPA). Assessora Especial de Inteligência e Segurança Corporativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Condecorada com as medalhas Evanovich de Investigação Policial e do Mérito Policial Civil referentes ao êxito em investigações policiais complexas.