Há muito considerado uma obra-prima do fantástico e do misterioso, Contos de fantasia chineses é uma coleção de contos sobrenaturais compilados de antigas histórias folclóricas chinesas por Pu Songling no século XVIII.
Esses contos de fantasmas, magia e outras coisas bizarras e fantásticas são um verdadeiro clássico da literatura chinesa e dos contos sobrenaturais em geral.
Esta primeira edição brasileira contou com organização de Yao Feng e tradutoras que converteram a obra ao português brasileiro pela primeira vez.
De preferência, pedimos ao leitor e à leitora que aproveite a leitura desses contos de arrepiar com as luzes apagadas em uma noite tranquila.
O autorze
Pu Songling, nascido em 5 de junho de 1640, em Zichuan, província de Shandong, na China, foi um escritor de ficção chinesa cuja obra Liaozhai zhiyi (1766) ou 'Histórias estranhas do estúdio de Liaozhai’ acabou por colocar em evidência o gênero clássico de contos. Sua impressionante coleção de 431 contos sobre o incomum e o sobrenatural foi amplamente concluída em 1679, embora ele tenha adicionado histórias ao seu manuscrito em 1707.
Embora Pu tenha vivido e morrido como um obscuro professor de escola provinciana, seu trabalho ganhou fama quando foi impresso pela primeira vez, cerca de 50 anos após sua morte, inspirando muitas imitações e criando uma nova moda para as histórias clássicas. Ele é creditado por ter adaptado vários de seus contos em uma forma dramática popular da época.
Contos de fantasia chineses pela primeira vez chega ao Brasil.