A história da queda de um dirigível em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, em plena Segunda Guerra Mundial, é tema do livro ‘K’36 – O Zeppelin Que Caiu no Cabo’, de Leandro Miranda. O acidente aconteceu na madrugada de 17 de janeiro de 1944, em um morro da Ilha do Farol, localizado onde hoje fica a cidade de Arraial.
Apesar do impacto, apenas dois dos dez tripulantes ficaram feridos levemente. O grande susto, contudo, não teve a devida documentação pelas autoridades norte-americanas e brasileiras na época, o que exigiu de Leandro, que é tecnólogo em petróleo e gás, um minucioso trabalho de pesquisa que durou cerca de dois anos e custou cerca de R$ 4 mil do próprio bolso.
As informações necessárias para a conclusão do trabalho foram obtidas graças a uma rede de entrevistados que expandiu-se pouco a pouco e incluiu veteranos de guerra, aficionados pela Segunda Guerra, como o baterista João Barone, dos Paralamas do Sucesso, e as quatro pessoas locais que testemunharam os fatos.
Yazar hakkında
Leandro Soares Miranda é nascido e criado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Formou-se em Mecânica Industrial pela Escola Técnica Federal de Campos dos Goytacazes, em 1994. No Rio de Janeiro, trabalhou de office-boy e, posteriormente, em Arraial, foi mecânico da Companhia Nacional de Álcalis. Em 2002, passou em concurso para a Petrobras, onde atualmente exerce a função de técnico de estabilidade. Em 2006, graduou-se em Tecnologia de Petróleo e Gás, pela Unigranrio. Um de seus passatempos favoritos é compartilhar com amigos causos que só acontecem em Arraial. Da paixão pela cidade nasceu a vontade de pesquisar com mais profundidade as histórias do Cabo – especialmente a de um tal zepellin que caiu por lá.