Nesta triste masmorra conta a trajetória heróica do poeta Tomás Antônio Gonzaga através de sua obra e da História do Brasil. Ambientado durante a Inconfidência Mineira, o livro revela o movimento político e intelectual do período, destacando além do poeta árcade, figuras como Tiradentes e outros parceiros de letras e de ideias políticas. Nascido em Portugal, Tomás veio atuar no Brasil como jurista e participou ativamente da tentativa de tornar o país independente de Portugal – em um movimento que pretendia fazer da mineira São João Del Rey a capital da Nova República.
Sob a acusação de corrupção, o poeta foi preso, enviado para a África e de sua masmorra fez política por intermédio das Cartas Chilenas e se correspondeu com Maria Dorotéia, o amor de sua vida – eternizada na literatura como Marília de Dirceu. Este livro traz sua vida, seus amores e seus companheiros de armas e de versos.
Giới thiệu về tác giả
Alexandre Azevedo nasceu em Belo Horizonte (MG) e reside há muito tempo em Ribeirão Preto (SP). Formado em filosofia e pós-graduado em língua portuguesa e estudos literários, é professor de literatura brasileira e portuguesa há quase trinta anos. Escritor, autor obras infantis, juvenis e adultas. Em 2012, atingiu a marca de meio milhão de livros vendidos. Algumas de suas obras foram prefaciadas e comentadas por autores como Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Lourenço Diaféria, Manoel de Barros, Affonso Romano de Sant’Anna e Márcia Kupstas. Dele a Lazuli Editora publicou os infantis Fuzuê da Bicharada e Que Dragão é Esse?!, além dos juvenis Ó Sonho Branco de Quermesse; A Abominável Mulher do Neves e É Permitido Pisar na Grama.