A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro A era das crises: neoliberalismo, o colapso da democracia e a pandemia, do economista e professor Alfredo Saad Filho.
Dividida em 4 partes e 11 capítulos, a obra examina com profundidade e originalidade três crises que se sobrepõem na atual era do neoliberalismo: as crises na economia global (estagnação insidiosa, colapsos periódicos e volatilidade devida às finanças), na política contemporânea (o declínio da democracia, a ascensão do autoritarismo e de novas formas de fascismo) e na saúde humana (evidenciadas pela pandemia de Covid-19).
Nas contundentes palavras do prórpio autor, ‘a crise econômica não poderá ser resolvida dentro do neoliberalismo, pois ele mesmo a criou, e a degeneração da democracia deve ser enfrentada por amplas alianças: a construção de alternativas ao sistema de acumulação exige a integração das demandas econômicas e políticas em um ambicioso programa de expansão da democracia econômica e política. Também se tornou evidente que as pandemias devem ser enfrentadas por meio de políticas abrangentes e coordenadas e através da mobilização das capacidades estatais, apoiadas por ambiciosas políticas industriais, econômicas e sociais, para apoiar a saúde pública. Se essas lições forem aprendidas, podemos estar em uma posição mais forte para enfrentar as crises ainda mais dramáticas que afetarão nossa espécie nos próximos anos. Nosso futuro está, literalmente, em jogo’.
关于作者
Alfredo Saad Filho possui ampla formação em Economia pelas Universidades de Brasília (Brasil) e Londres (SOAS). Ao longo de sua trajetória, tem colaborado em instituições de ensino e pesquisa em diversos países como Alemanha, Brasil, Canadá, China, Itália, Japão, Moçambique, Suíça e Reino Unido. Foi Chefe do Departamento de Estudos de Desenvolvimento da SOAS Universidade de Londres (2006-2010), Diretor da Escola de Doutorado da SOAS (2018-2019) e Oficial Sênior de Assuntos Econômicos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, 2011-2012). Atualmente, é professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no King’s College London. Seus inúmeros trabalhos já foram publicados em cerca de 15 idiomas e apresentados em centenas de eventos acadêmicos ao redor do mundo.