Malcolm Malcolmson é um estudante que resolve viajar sozinho para algum local onde pudesse se dedicar aos estudos, já que sua época de provas se aproximava. Ao chegar numa pequena cidade, sai à procura de um lugar bastante isolado em que pudesse se hospedar e evitar distrações. É então que encontra um velho casarão, antigamente habitado por um juiz a quem todos temiam pelas duras sentenças que decretava. Havia uma crença geral na região de que existia algo de anormal naquela casa e, por isso, desde a morte de seu antigo proprietário, nunca mais fora habitada. Malcolm lá se hospeda e não demora muito para que comece a ser perturbado incessantemente por ratos. Num dia, estranhamente, aparece um grande rato, maior que do que outros, o qual Malcolm viria a descobrir, mais tarde, ser a personificação do juiz. Contrariando o conselho de todos, ele permanece na casa e decide enfrentar quem viria a ser, em breve, seu carrasco.
Com apresentação de Luiz Antonio Aguiar, este conto faz parte do livro Góticos II: Lúgubres mistérios – Contos clássicos, segundo volume da Coleção Góticos.
عن المؤلف
Bram Stoker era irlandês, nasceu em 1847 e morreu em 1912. Foi jornalista e crítico de teatro em um jornal de Dublin, sob a chefia de Sheridan Le Fanu, autor de Carmilla (1872) — o personagem principal, uma vampira, estabeleceu muitas das características do vampiro moderno. Le Fanu foi uma das grandes influências de Stoker.