A coleção Cidadania e Ética efetiva a metodologia prática de Kant para o ensino de valores. Além da parte teórica, os quatro livros sequenciais abordam os temas da vida real, com o objetivo de transformar o estudante em protagonista da própria história, ao ter a chave que poderá abrir as portas do agir moral.
A moeda representa um dos princípios de Kant, os dois lados a serem avaliados para a decisão moral da Ética. A universalidade da ação, o porquê da decisão são outras bases analisadas para o agir racional.
Na parte prática, os problemas comuns de nossa sociedade dentro ou fora do lar, da escola e do trabalho são expostos para a intervenção do estudante. Os temas abordados são o bullying, as drogas, os assédios moral e sexual, a exploração infantil, a honestidade e outras questões do dia a dia na sociedade.
Desde o primeiro livro, os temas são colocados de forma clara e com objetivo prático, instigando o leitor a refletir e a se posicionar perante os desafios, arguindo-se quanto às vantagens do agir ético e moral.
O leitor-estudante será capaz de ver as vantagens de ter uma cultura de valores universais, de ser ético e cidadão, assim como encontrará os caminhos de sua defesa, posicionamento social e, acreditamos, será capaz de ‘girar a chave de uma vida alegre e feliz’.
O primeiro livro, O que é Cidadania, esclarece o leitor sobre os fundamentos da formação da cultura, da cidadania, desde a sua necessidade até as vantagens de se tornar um cidadão. Elaborado de forma prática, os exemplos levam o leitor a compreender a importância da ‘razão’ que deve orientar as decisões.
O segundo livro, Ética e Moral – o que tenho a ver com isso? inicia o estudante na filosofia, a partir de Kant, o pai da Lei Moral. As leis morais são colocadas de forma didática e simples, levando o leitor a avaliar as vantagens de agir moral.
O terceiro livro, Direitos das Crianças analisa os temas da vida real, conforme sugere Kant, em seu trabalho ‘Crítica à razão prática’. A partir de análise dos direitos das crianças, inspirados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, os leitores podem avaliar sua própria vida, sua maneira de ser, de agir, de se relacionar e decidir pela melhor postura.
Finalmente, o quarto livro, Deveres das Crianças, reflete o outro lado da moeda dos direitos, cobrando a contrapartida dos direitos. Para cada direito, um dever. E quem tem o dever?
Os livros cativam, prendem o leitor e o faz refletir sobre sua importância na formação cultural de um povo. É uma coleção que nasceu para imprimir nova forma de pensar e de respeitar as relações humanas, quer entre parentes, quer no trabalho, na escola, na comunidade.
Para se tornar atrativa a todas as idades, unimos ilustrações convidativas a conteúdo de interesse a todas as faixas etárias. É uma coleção que se complementa. Será difícil alguém permanecer o mesmo, após ler sobre cidadania, ética e sobre os direitos e deveres.
عن المؤلف
Dorinha Aguiar nasceu em Pará de Minas-MG, em 28 de fevereiro/1959. Desde os 15 anos, procura escrever sobre injustiças e sofrimentos humanos, iniciando sua carreira de jornalista no Jornal Paraense, de sua cidade.
Aos 17 anos, foi secretária do Cine-Clube Charles Pathé, no Colégio Estadual Fernando Otávio, o que lhe favoreceu conhecer problemas sociais e políticos de toda ordem. Concluiu o curso de Jornalismo pela UFMG, em 1983, em primeiro lugar da turma.
Trabalhou como revisora no Estado de Minas; repórter policial e da Editoria Geral no Diário da Tarde, com temas científicos e sociais, destacando-se as séries sobre Doenças Profissionais, Irrigação, Energia Nuclear, Saúde e Ecologia. Foi editora-chefe de semanários e revistas mineiras.
Selecionada para chefiar programa na TV Alterosa e para editora do Globo Repórter, da Rede Globo, sem efetivá-los, por razões diferentes da sua vontade. Foi diretora da Casa dos Jornalistas, junto ao SJPMG, no fim da década de 1990.
Desde 1998 escreve biografias e resgata histórias, falada ou registrada, com os livros Duas Vidas – um grito silencioso pela paz; O Design em Minas – 50 anos à frente de seu tempo; e O anjo da Rua Thermopilon, história verídica de atriz grega, sobrevivente do holocausto na Grécia, inédito.
Recebeu prêmio no Furnas Ouro Azul com projeto de educação ambiental infantojuvenil. Uma das fundadoras do Maya – Movimento pelas Águas e Atmosfera, entidade voltada para ações de educação e cultura. Lançou A invasão perigosa do mexilhão dourado – riscos para a saúde da população e para a economia do Brasil – port/ingl – no evento internacional Rio + 20.
Autora da série Doenças de Veiculação Hídrica, com 26 títulos, nos quais se procura preservar a saúde contra problemas negligenciados que vitimam milhares de pessoas por dia no mundo.
É autora da coleção infantil: As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião (com os títulos Bonitinha, a galinha amorosa; Muriqui, o macaco feliz; O porquinho Sujão; Bolacha e a luz azul; Blume, amiga fiel; Bala, a onça-parda; Carcará, o soberano); e coautora com sua filha Cibele Aguiar Kadomoto da coleção infantojuvenil Cidadania e Ética, com metodologia de Kant para ensinar ética.
Cibele Kadomoto (Cibele Aguiar Kadomoto), coautora da Coleção Cidadania e Ética, com os livros: O que é Cidadania; Ética e moral – o que tenho a ver com isso?; Direitos das crianças; e Deveres das crianças.
Cibele é advogada, especialista em Direito Tributário pela PUC-MG; e em Design de Ambientes, pela Escola de Design da UEMG, especialista em Ergonomia, pela UFMG.
Acompanhou sua mãe www.dorinhaaguiar.com dos manuscritos dos livros aos lançamentos, sendo sua maior incentivadora.
Gosta de estudar e de escrever – tem coluna semanal em jornal sobre Direito Constitucional, traduzindo artigos para que todos possam conhecer os seus direitos.
Hoje alia conhecimento e dedicação ao networker:
https://www.youtube.com/user/82cicicici
https://www.instagram.com/cibeleakadomoto
https://www.facebook.com/cibele.kadomoto