A obra reúne uma seleção de textos, alguns deles satíricos, como o famoso conto da janela quebrada, e outros mais técnicos, como a análise sobre o Estado. Nesses trabalhos são apresentadas muitas das ideias que consagraram Frédéric Bastiat como um dos mais eminentes representantes do liberalismo no século XIX e o autor clássico que mais influenciou o pensamento dos economistas da Escola Austríaca.
Um princípio que perpassa todo o livro é a noção que a lei deve proteger a personalidade, a liberdade e a propriedade de cada um. O autor se preocupa com o constante risco da lei ser pervertida e ser colocada a serviço de interesses particulares, tornando-se, então, um instrumento de espoliação. Partindo destas premissas, Frédéric Bastiat define os governos como ‘a grande ficção por intermédio da qual todo mundo se esforça para viver às custas de todo mundo’.
عن المؤلف
Claude Frédéric Bastiat nasceu em 30 de junho de 1801, em Bayonne, na França e faleceu em 1850, em Roma, na Itália. Jornalista e economista, representante proeminente da escola liberal francesa e membro da Assembleia Nacional, deixou uma extensa obra dedicada à defesa da liberdade e à refutação das falácias econômicas, além de desenvolver o conceito de custo de oportunidade. Foi opositor ferrenho das ideias socialistas em escritos repletos de humor e sátira.