Qual a importância de uma nova biografia sobre um dos artistas mais conhecidos e icônicos das últimas décadas? Como ir além dos lugares-comuns e de tudo o que já se sabe sobre o músico que venceu inúmeros Grammys, um Oscar de melhor canção e até mesmo o Nobel de literatura? Como escrever uma biografia sobre Bob Dylan depois de tantas outras?
Greil Marcus evita as trivialidades do gênero biográfico para apresentar a vida e a obra de Dylan de uma forma extremamente original. ‘Escrevo canções, toco no palco e gravo discos. É isso. O resto não é da conta de ninguém’, disse Bob Dylan em uma entrevista, em 2001. São centenas de canções, dezenas de álbuns e alguns livros escritos; inúmeros shows e entrevistas; e, acima de tudo, incontáveis colaborações com outros artistas. Este é o ponto de partida de Greil Marcus: o mundo onde habitam as canções de Dylan — o mundo da música folk, da Folk Music.
Escrever uma biografia sobre Bob Dylan significa falar de Odetta, Woody Guthrie e Karen Dalton; de Peter, Paul & Mary e Elvis Presley; de Aretha Franklin, Joan Baez e Leadbelly. Significa buscar tantas vidas dentro de uma só. ‘Assim como a verdadeira plateia de Bob Dylan talvez sejam aqueles que vieram antes dele, aqueles que o artista tenta não desonrar quando canta suas canções ou transforma essas canções em outras, pode ser que sua biografia verdadeira esteja em habitar outras vidas’, escreve Greil Marcus, ao traçar um caminho — único e original — para tentar entender a verdadeira biografia de Bob Dylan. Tentar entender quem é o artista que, em 2001, diante de uma multidão de jornalistas, disse: ‘Eu me vejo nos outros’.
عن المؤلف
Greil Marcus nasceu em San Francisco, Califórnia, em 1945. Como jornalista e crítico musical, escreveu, editou e colaborou em dezenas de livros, a maioria deles sobre o rock. Foi o primeiro editor de resenhas de discos na revista Rolling Stone e hoje é considerado um dos maiores conhecedores da obra de Bob Dylan.