O momento de contemplação a que nos propomos transcorre em meio à dispersão e distração, e, uma vez que não produz nenhum fruto visível, preferimos abandoná-lo mais uma vez. Eventualmente, podemos nos apegar a um livro de ‘meditações’, que nos mostra sobre o que deveríamos meditar. Mas olhar alguém que faz uma refeição não nos deixa saciados. O que fazemos, ao ler suas ‘meditações’, é uma ‘leitura espiritual’, mas não uma oração contemplativa. Vemos de que forma uma outra pessoa encontrou a Palavra de Deus e tiramos algum proveito disso, mas aquele foi o seu encontro e não o nosso – nós mesmos não fizemos encontro algum.
عن المؤلف
Hans Urs von Balthasar (1905-1988) ordenou-se sacerdote pela Companhia de Jesus em 1936. Enquanto capelão de estudantes em Basel, Suíça, entre 1940 e 1948, fundou, em 1945, com Adrienne von Speyr, um instituto secular (para leigos consagrados), a Comunidade São João. Autor de uma obra teológica e filosófica de enorme amplitude e erudição, foi também tradutor e editor de vários tesouros do patrimônio cristão. Foi um dos fundadores
da revista católica internacional Communio, junto com Joseph Ratzinger. João Paulo II o criou cardeal em 1988, pouco antes de seu falecimento.