✴ Mais de 2 MILHÕES de exemplares vendidos ✴
✴ Mais de 150 EDIÇÕES no Brasil ✴
✴ Traduzido em 15 IDIOMAS ✴
✴ Publicado em 23 PAÍSES ✴
Nova edição com suplemento de leitura e notas explicativas de Luiz Antonio Aguiar.
Um clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro, O meu pé de laranja lima é desses livros que marcam época. Lançado em 1968, trata-se de uma história fortemente autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente do efeito que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens.
O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe – viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres.
As surras que lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor, para a perda. E Zezé muito cedo descobrirá isso. A alegria e a tristeza não poderiam estar mais bem combinadas do que nestas páginas. E isso, se não explica, justifica a imensa popularidade alcançada pelo livro.
عن المؤلف
José Mauro de Vasconcelos nasceu em 26 de fevereiro de 1920, em Bangu, no Rio de Janeiro. De família muito pobre, teve, ainda menino, de morar com os tios em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde passou a infância e a juventude. Depois de ter tido várias profissões, viajou pelo interior do país, região que inspirou quase toda a sua obra. Um dos seus romances mais famosos, O meu pé de laranja lima, conquistou os leitores brasileiros, do extremo norte ao extremo sul, quebrando todos os recordes de vendas no país, e também foi publicado em cerca de 15 países. Outros livros de sua autoria que também ficaram famosos são Banana brava (1942), Longe da terra (1949), Arara vermelha (1953), Arraia de fogo (1955), Rosinha, minha canoa (1962), O garanhão das praias (1964), Rua descalça (1969), Chuva crioula (1972) e O veleiro de cristal (1973). José Mauro de Vasconcelos faleceu em 24 de julho de 1984, aos 64 anos.