Salário, Preço e Lucro é uma obra de disputa teórica no seio do movimento operário internacional.
Pela primeira vez Marx expõe os elementos essenciais para a construção da teoria da mais-valia.
Escrita entre fins de maio e junho de 1865, para a reunião do Conselho Geral da Primeira Internacional, na qual buscava criticar as concepções equivocadas da corrente de delegados influenciados pelo socialismo utópico.
O texto de Marx representou naquela reunião uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e os reformistas.
‘Qual é a substância social comum de todas as mercadorias? É o trabalho. Para produzir uma mercadoria, um certo montante de trabalho tem de ser posto nela ou nela aplicado. E não digo apenas trabalho, mas trabalho social. […] para produzir uma mercadoria, um homem não tem apenas de produzir um artigo que satisfaça alguma necessidade social, o seu próprio trabalho tem de ser parte integrante da soma total de trabalho gasta pela sociedade. Tem de estar subordinado à divisão do trabalho no interior da sociedade.’
عن المؤلف
Karl Marx (1818-1883) foi filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário. Nascido na Prússia, relegou à história obras que contribuíram para as ciências sociais e econômicas, em especial relacionadas ao trabalho e ao modelo de produção capitalista. Estudou nas universidades de Bonn e de Berlim, logo começando uma carreira jornalística em publicações políticas radicais. Em Paris, conheceu Friedrich Engels, que se tornou um grande amigo e seu maior colaborador. Exilado, mudou-se com a família para Londres em 1849 e engajou-se em campanhas de promoção do socialismo, assumindo um papel central na Associação Internacional dos Trabalhadores.
Edmilson Costa é doutor em Economia pela Unicamp, com pós-doutorado em Globalização e Capitalismo Contemporâneo pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma instituição. É autor de Reflexões sobre a crise brasileira (Editora Ciências Revolucionárias, 2020), A crise econômica mundial, a globalização e o Brasil (Edições ICP, 2013), A globalização e o capitalismo contemporâneo (Expressão Popular, 2008), Um projeto para o Brasil (Tecno-científica, 1998), A política salarial no Brasil (Boitempo, 1997) e Imperialismo (Global, 1996), além de diversos artigos publicados em revistas e sites nacionais e internacionais. É o atual secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB).