Nosso conceito de Igreja e nossa visão de futuro para ela escancaram a compreensão sobre a nossa razão de viver e sobre como vamos lidar com relacionamentos, habilidades individuais e a nossa vocação. E, melhor, tudo isso nos permite avaliar e encontrar caminhos para a relevância da Igreja em um cenário pós-pandemia.
A Igreja do Futuro e o Futuro da Igreja nos ajuda a discernir o tempo e escolher melhor a nossa prática eclesiástica. A Igreja precisa superar o tribalismo que a divide e responder pastoralmente, colocando sua confiança no evangelho e no único Senhor da história.
***
As igrejas não precisam de mais cursos sobre teologia de missão integral. O que elas necessitam é agir de acordo com o que são chamadas a ser: comunidades de amor, formadas por seguidores de Cristo que seguem o modelo de Jesus e seus mandamentos, os quais obviamente são apenas uma ampliação do mandamento revelado no Antigo Testamento para amar o próximo e o estrangeiro como a si mesmo.
– Christopher Wright
Pensar nas possibilidades do que pode vir a acontecer passou a ser uma atividade de todos. A iniciativa da Missão ALEF de organizar A Igreja do Futuro e o Futuro da Igreja é muito oportuna e nos faz pensar e avaliar nossos trilhos teológicos e práxis eclesiástica.
– Sérgio Lyra, doutor em teologia e coordenador da pós-graduação do Seminário Teológico Betel Brasileiro
Para aqueles que se dedicam ao tema ‘Foresight’, ciência que auxilia no planejamento e previsão de tendências, A Igreja do Futuro e o Futuro da Igreja é uma ferramenta essencial, que nos ajudará a sermos como os filhos de Issacar, ‘conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer’ (1Cr 12.32).
– José Alves, pastor presidente da Assembleia de Deus em Gramado, RS
A Igreja do Futuro e o Futuro da Igreja mostra que a dinâmica pandêmica nos tirou do eixo da normalidade eclesiástica e quase idólatra. Agora, resta-nos um futuro em que a Igreja prevalecerá como organismo amoroso e diaconal, sem ‘super-homens’, sem a dependência de prédios ou programas, mas amorosa e sensível, capaz de dialogar e incluir todos nas esferas ‘pessoal’ e ‘virtual’.
– Armando Bispo, pastor da Igreja Batista Central de Fortaleza, CE
عن المؤلف
ORGANIZADORES
Leandro Silva é missionário da Action International Ministries, servindo juntamente com sua esposa, Adryelle, no Nordeste brasileiro. Presidente da Missão ALEF na cidade de Natal, RN, é graduado nacional em liderança avançada pelo Instituto Haggai e integrante da iniciativa global ‘Indivíduos Inspirados’.
Marcos Mendes é pastor da Assembleia de Deus – Ministério Internacional Paz e Vida. Mestre em ciências sociais e especialista em direitos humanos e em segurança pública e cidadania, é autor de Diálogos com o Espelho – Ética e renovação na igreja contemporânea e A Saída do Labirinto – Missão e discipulado na perspectiva do evangelho integral. É casado com Rose e pai de Debora, Juliana e Marcos.
Renildo Diniz é pastor da Igreja Batista Esperança, em Natal, RN. Cursou teologia no Seminário e Instituto Batista Bereano e é graduado em ciências sociais (UFRN) e pós-graduado em teologia e interpretação bíblica pela FABPAR. É vice-presidente da Missão ALEF. Casado com Micheline e pai de Micael e Bernardo.
Valtenci Oliveira é pastor batista, atual presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – RN. Graduado em teologia, filosofia e história, especialista em teologia bíblica e sistemática pastoral e mestre em ciências da religião, é autor de Fé Encarnada – Por uma espiritualidade genuinamente integral e O Que Não é Missão Integral.