Lou Andreas-Salomé 
Sobre o tipo feminino [EPUB ebook] 
E outros textos

الدعم

Apenas no feminino essa reversão da pulsão em si não se chama ‘perversão’, mas o seu delongar, o seu resumir estão dados junto com sua meta. Assim, a rigor não existe, dentro de seu princípio, um mero prazer preliminar (no sentido freudiano), nada de provisório no decorrer do erotismo: o feminino deve ser definido como aquilo que o dedo mindinho significa para a mão. Não no sentido de um contentamento ascético, muito pelo contrário: pois o menor espaço já permite, à ternura, que ela se realize completamente dentro dele, que abranja com o mínimo possível o total do âmbito amoroso (mais ou menos como Dido fez com a pele do touro em Cartago).
Lou Andreas-Salomé
Sobre o tipo feminino (1914)

€10.99
طرق الدفع

عن المؤلف

LOU ANDREAS-SALOMÉ (1861-1937) foi uma das primeiras mulheres a se tornar psicanalista. Nascida em São Petersburgo, já era uma conhecida intelectual no universo de língua alemã quando, aos cinquenta anos de idade, travou contato com o movimento freudiano. Poetisa, ensaísta e romancista, publicou diversos romances psicológicos, muitos deles baseados em suas experiências como mulher que habitava criticamente a tensão das normas sociais de seu tempo. As relações de gênero também estiveram entre os temas centrais de seus escritos teóricos, tanto os que precedem o encontro com Freud em 1911 — como, por exemplo, ‘O erotismo’ (1910) — quanto os que integram a sua produção psicanalítica subsequente — como ‘Sobre o tipo feminino’ (1914), que contém aquelas que são consideradas as suas mais importantes declarações sobre psicanálise e feminilidade. Sua perspicácia na elaboração de ‘Anal e sexual’ (1916) é reconhecida por Freud, que menciona o artigo em mais de uma oportunidade ao longo de sua obra, assim como por Lacan, que o evoca no seminário sobre a angústia. Por seu raciocínio singular, entremeado à linguagem poético-metafórica de sua lavra científica, recebeu o atributo de ‘poeta da psicanálise’, bem como o elogio freudiano — feito após a leitura de ‘Psicossexualidade’ (1917) — a respeito de sua vigorosa capacidade de síntese. Ao que parece, Lou tocou com sua obra não apenas algumas verdades a respeito de seus objetos de reflexão, como também constituiu, ela própria, um esteio para a verdade da psicanálise enquanto campo do saber. É o que admite Freud no obituário por ele escrito em sua homenagem, publicado em 1937: ‘Não exagero ao confessar que, quando se juntou às fileiras de nossos colaboradores e companheiros de luta, foi algo que todos nós consideramos uma honra e, ao mesmo tempo, uma nova garantia da veracidade da doutrina analítica’.

قم بشراء هذا الكتاب الإلكتروني واحصل على كتاب آخر مجانًا!
لغة البرتغالية ● شكل EPUB ● صفحات 296 ● ISBN 9786555064469 ● حجم الملف 1.0 MB ● محرر Paulo Sérgio de Souza Jr. ● مترجم Renata Dias Mundt ● الناشر Editora Blucher ● مدينة São Paulo ● بلد BR ● نشرت 2023 ● الإصدار 1 ● للتحميل 24 الشهور ● دقة EUR ● هوية شخصية 8921065 ● حماية النسخ بدون

المزيد من الكتب الإلكترونية من نفس المؤلف (المؤلفين) / محرر

3٬373 كتب إلكترونية في هذه الفئة