Nascida em Rio Claro, no interior do estado de São Paulo, Floriza Barboza Ferraz (1874-1973) fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista. Filha de Antônio Barboza Ferraz, natural de Campinas, e de Ambrosina Ferraz de Campos, nascida em Capivari, Floriza casou-se em 1893 com Antônio Silveira Corrêa. Em Páginas de recordações , descreve o lento e árduo trabalho de constituição de sua fazenda do Engenho, no município de Lençóis Paulista, e relata as dificuldades do desbravamento daquela região na virada do século XIX para o XX, revelando a importância do trabalho feminino na implantação das fazendas de café no sertão paulista.
Marina de Mello e Souza é professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, autora de vários artigos publicados em revistas acadêmicas e de divulgação e dos livros Paraty: a cidade e as festas; Reis negros no Brasil escravista; História da Festa de Coroação de Rei Congo; África e Brasil africano (vencedor do prêmio Jabuti na categoria didáticos e paradidáticos em 2007), e Além do visível: poder, catolicismo e comércio no Congo e em Angola (séculos XVI e XVII). Atualmente faz pesquisa sobre a adoção de elementos católicos e portugueses pelos agentes do poder no Congo, nos séculos XVIII e XIX.
2 كتب إلكترونية بواسطة Marina de Mello e. Souza
Floriza Barboza Ferraz: Páginas de recordações
Nascida em Rio Claro, no interior do estado de São Paulo, em 1874, Floriza Barboza Ferraz fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista. Até o início da adolescência, teve ao lado do …
EPUB
البرتغالية
DRM
€8.49
Carolina Sieja Bertin & Christiane Stallaert: Discursos de Ódio
Os discursos de ódio, tanto de grupos de extrema direita como da esquerda radical, têm se difundido no mundo globalizado via internet, inclusive no Brasil. Favorecidos pelas fragilidades das democrac …
EPUB
البرتغالية
DRM
€11.99