Aventureiro, o neto de Dona Benta vai visitar o Sítio do Picapau Amarelo em busca de muita diversão e de histórias para contar. A obra publicada em 1933 por Monteiro Lobato é protagonizada por Pedrinho e conta a aventura da turma do Sítio após o Marquês de Rabicó achar rastros de uma onça no capoeirão dos Taquaruçus.
O escritor, que sempre foi curioso e disposto a aprender, deixou como presente histórias ricas e que fortalecem o poder da imaginação. De forma lúdica, Lobato construiu o reflexo de crianças nas quais os adultos devem se inspirar, relembrando o doce poder da imaginação infantil.
Na grande caçada de Pedrinho se revela a prova da coragem na infância — disposto a salvar o Sítio da avó de qualquer perigo, o personagem lidera uma expedição arriscada pela mata. A amizade e companheirismo são essenciais para que não desista do objetivo, além de uma dose de criatividade para solucionar as suas dificuldades.
Caçadas de Pedrinho é uma obra clássica da literatura infantil nacional, que abriu espaços para narrativas de crianças destemidas e que usam do imaginário para reinventar o seu próprio mundo.
عن المؤلف
José Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, em 18 de abril de 1882. Desde muito cedo já demonstrava ter um modo de pensar diferente, tendo muita curiosidade e vontade de aprender. Com obras marcadas por imaginação e aprendizado, além da forte presença do folclore brasileiro, o legado do criador da turma do Sítio do Picapau Amarelo permanece vivo na literatura infantojuvenil até hoje.