Obra-prima de Raul Pompeia, O Ateneu foi publicado pela primeira vez em 1888. É um marco do nascimento da literatura moderna brasileira.
O romance é narrado pelo protagonista, Sérgio, que é enviado pela família a um importante colégio interno no Rio de Janeiro. A trajetória de Sérgio no internato marca o fim de sua infância e a perda de sua inocência.
Esta edição foi produzida com base na segunda publicação do livro, realizada postumamente, em 1905, e considerada a definitiva da obra. Traz notas explicativas dos termos menos usuais.
عن المؤلف
Raul Pompeia (1863-1895) publicou seu primeiro romance aos 17 anos, no Rio de Janeiro. Estudou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, envolvendo-se ativamente nas causas abolicionista e republicana. A perseguição por suas bandeiras o levou a concluir o curso na Faculdade de Direito do Recife. Depois de se formar, dedicou-se a escrever para as gazetas cariocas, publicando em folhetim sua grande obra, O Ateneu. Conflitos políticos com amigos o levaram ao suicídio quando ele tinha apenas 32 anos de idade.
Maíra Lot Micales é editora de livros há dez anos, tendo editado mais de trezentas obras. Filha de livreiros, é defensora ferrenha do livro como instrumento para formação e engrandecimento pessoal, desde os primeiros anos de vida. Mãe de dois filhos, formada em Administração de Empresas pela EASP-FGV e pela HEC-Paris, com especialização em Negociação pela FGV, atuou por vários anos na gestão do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da CASACOR, sempre lidando com bens culturais. Como mãe, adora inventar histórias como forma de transmitir mensagens educativas a seus filhos.