Rogério Andrade Barbosa e Yaguarê Yamã trazem neste livro 12 brincadeiras para divertir e conhecer mais sobre culturas indígenas e africanas, e nada melhor do que fazer isso brincando.
Nyan e Guaripé são melhores amigos, eles moram e estudam na cidade de São Paulo, mas são originários de lugares muito distantes. Nyan é uma menina sudanesa que veio como refugiada, junto de sua família, para o Brasil. Guaripé é um garoto indígena, da nação Maraguá, que tem sua origem no Amazonas. Juntos eles irão apresentar doze brincadeiras típicas de suas culturas para toda a turma. Junte-se a eles e venha se divertir e brincar!
عن المؤلف
Rogério Andrade Barbosa é escritor, palestrante, dinamizador de oficinas e contador de histórias. Atualmente leciona Literatura Africana no curso de Pós-Graduação em Literatura Infantil da Universidade Cândido Mendes, UCAM-RJ. Tem dedicado boa parte de sua carreira literária ao estudo da história e da literatura oral do Continente Africano – sempre apoiado em sua experiência como professor em Guiné-Bissau e nas constantes pesquisas feitas em vários países desse continente irmão. No decorrer de trinta anos como autor de literatura infantil e juvenil, publicou mais de cem livros. Alguns deles foram traduzidos e editados na Alemanha, Espanha, Suécia, Dinamarca, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Haiti e Gana. Entre os vários prêmios que recebeu, destaca-se o da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2005, pelo conjunto de sua obra.
Yaguarê Yamã é escritor, ilustrador, professor e artista plástico indígena nascido no Amazonas. Filho do povo Maraguá, formou-se em Geografia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Depois de lecionar e dar palestras de temática indígena e ambiental por seis anos em São Paulo, Yaguarê retornou ao seu povo, onde atualmente é liderança na luta pela demarcação de terras tradicionais. Autor de mais de vinte livros infantis e juvenis, Yaguarê fala, além do Maraguá, seu idioma natal, o Nhengatu (tupi moderno), o tupi antigo e o português. Yaguarê atualmente mora na aldeia Yaguawajar, na área indígena Maraguapajy, no Rio Abacaxis. É filiado ao Nearin (Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas), faz parte do Inbrapi (Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual) e pertence à Academia Parintinense de Letras.
Laerte Silvino é um ilustrador nascido e criado no Recife (PE), aprendeu a apreciar as cores do carnaval e os traços de diversas culturas que lá existem. Estudou Geografia, mas desde criança sabia que queria ser ilustrador, e tendo realizado seu sonho, hoje ilustra para revistas, jornais e livros infantis, juvenis, didáticos e quadrinhos.