Os mitos de origem do mundo e dos seres que nele vivem são uma grande riqueza dos povos indígenas. Neste livro, Yaguarê Yamã registra uma dessas histórias: o mito da origem do beija-flor, que vive na memória dos antigos pajés do povo Maraguá, habitante do vale do rio Abacaxis, no Estado do Amazonas. Esse povo valoriza muito o contador de histórias, personagem sempre requisitado no cotidiano e nos festejos da tribo, e é conhecido como ‘os índios das histórias de fantasmas’. Neste livro, a delicada história é apresentada em português e em maraguá, dialeto misto de Aruak com Nhengatu, e integra a coleção Peirópolis Mundo, que busca valorizar línguas minoritárias de todas as partes do planeta.
عن المؤلف
Yaguarê Yamã nasceu no Amazonas. Formou-se em Geografia pela Unisa, em São Paulo, onde lecionou no ensino público por dois anos e iniciou sua carreira de escritor. Em 2004, retornou ao seu estado natal e organizou o projeto ‘de volta às origens’, cujo objetivo era a conscientização, revitalização cultural e a luta pela demarcação das terras do povo índigena Maraguá.
Atualmente, mora no município de Nova Olinda do Norte (AM), onde continua dando aulas de Geografia, escrevendo livros e atuando no movimento indígena, como líder Maraguá.
Seu trabalho como ilustrador e artista plástico pode ser visto em seus livros e em exposições. Participou da obra ‘Brasil 500 anos’, da escultora Maria Bonomi, no Memorial da América Latina.
É autor de dez livros, entre eles O caçador de histórias, que recebeu o prêmio Altamente Recomendável, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); e Sehaypóri, selecionado pelo catálogo White Ravens para a Biblioteca de Munique e para a Feira de Bolonha.