A filosofia da guerra refletida neste volume teve uma influência profunda no pensamento militar e político do séc. XIX. Por causa dessa influência e da extraordinária clareza da sua exposição, ‘Da guerra’ é considerado muito justamente um clássico entre outras obras que desenvolvem filosofias de assinalado relevo e das quais podemos citar o ‘Novum Organum’ (uma filosofia da ciência), ‘O príncipe’, de Maquiavel (uma filosofia da política), o ‘Leviatã’, de Hobbes (uma filosofia da sociedade), Ensaio sobre o entendimento humano, de Hume (uma filosofia do conhecimento), ‘A riqueza das nações’, de Adam Smith (uma filosofia da economia), ‘O capital’, de Marx (uma filosofia da economia e da sociedade).
Neste livro o general prussiano Carl von Clausewitz apresenta o seu tratado de arte militar publicado em 1832-1837, após sua morte. Clausewitz se mostra um fervoroso defensor da concepção que colocava os valores morais bem acima das forças materiais. Para ele, os meios materiais têm sua importância durante um conflito armado, mas não são decisivos porque a guerra não pode ser considerada como um episódio isolado na história, uma vez que ela está estreitamente ligada à consciência do povo.
About the author
Carl von Clausewitz nasceu em 1780. Escritor e soldado prussiano. serviu na campanha do Reno de 1793 a 1794. Entrou para a Academia de Berlim em 1801, onde estudou Kant.
Aí atraiu a atenção de Scharnhost, a quem mais tarde ajudou a reformar o exército prussiano. Foi capturado durante a campanha de Iena e, durante o período em que serviu aos russos, desempenhou um papel importante nas campanhas de Moscou de 1812 e 1813. Ao reintegrar-se no serviço prussiano, tornou-se chefe do Estado-maior do corpo militar Thielmann em Ligny. De 1818 a 1830 foi diretor da Academia Militar de Berlim. Era mais um filósofo do que um soldado.