Contra a angústia de não saber, ou de saber só em abstrato, está a angústia de enfrentar o desconhecido. A primeira encarcera em refúgio esquizoide; a segunda esquarteja, dilacera o eu heroico sob promessa de renovação. Escolhemos a segunda. Seguem-se, pois, as incursões de nossa saga. Abraços dilacerantes que estreitamos por paixão. Seguem-se as reflexões de um olhar sob contágio, sempre em confronto com as sintomáticas de outros contagiados. Eis as resultantes de Pensar no MITHO.
Table of Content
Capítulo 1: Sobre a coragem de criar; Capítulo 2: Psicologia com alma: por um reencontro de psychê consigo mesma; Capítulo 3: A descoberta da sinestesia; Capítulo 4: Você conhece a Mona Lisa?; Capítulo 5: Harry Potter: A criança divina em individuação; Capítulo 6: Florescer em crise: o herói ao chamado da aventura; Capítulo 7: Conversas com o caos de si: um retorno às origens?; Capítulo 8: Breve análise de entidades míticas, símbolos e narrativas do sacrifício; Capítulo 9: O desaninhador de pássaros; Capítulo 10: Merida: a ruptura de um abraço constritor.
About the author
Carlos Velázquez é originário do México; Graduado Instructor de Música na Universidad de Guadalajara; mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França, e pós-doutorado em Filoso¬fia da Educação pela Universidade do Minho e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, ambas em Portugal. É professor titular na Universidade de Fortaleza – Unifor, onde leciona Estética, História da Arte e Mitologia e coordena o Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem – MITHO. É autor de partituras musicais, ensaios e artigos humanísticos e de literatura infantil e infanto-juvenil.