Publicado pela primeira vez em 1914, Lendas Brasileiras reúne dois talentos que muito contribuíram para a formação do imaginário brasileiro na virada do século XIX para o século XX: a carioca Carmen Dolores e o português radicado no Brasil, Julião Machado.
São 27 lendas recolhidas do nosso folclore, entre elas ‘O saci-pererê’, ‘O lobisomem’, ‘A mula sem cabeça’, e ilustradas pela pena genial de Julião Machado, um dos pais da caricatura em nosso país, que soube dar vida e graça aos personagens folclóricos suscitados, fornecendo elementos para o nosso imaginário coletivo. Narrativa ágil e envolvente – Carmen era também jornalista e sabia criar textos atraentes -, essa obra permanece no tempo.
About the author
Emília Moncorvo Bandeira de Mello nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1852 e morreu em 1911. Usou vários outros pseudônimos em suas colaborações para os jornais Correio da Manhã, O País, Tribunal e Étoile du Sud, mas foi com o pseudônimo de Carmen Dolores que ficou mais conhecida. Apesar das limitações de sua concepção de libertação feminina, sua participação marcou para as mulheres uma conquista importante de espaço na imprensa. Deixou as seguintes obras: Gradações / Páginas soltas (contos), de 1897; Um drama na raça (contos), de 1907; Ao esvoaçar das idéias (crônicas), de 1910; A luta (romance), de 1911; Almas complexas (contos), de 1934.
O caricaturista português Julião Machado (1863-1930) chegou ao Brasil em 1894. Trabalhou nos grandes jornais como o Jornal do Brasil e a Gazeta de Notícias. Foi ele quem inaugurou a era da caricatura a traço na imprensa brasileira e é sob a sua influência que estréiam os três grandes caricaturistas do século: J. Carlos, Raul Pederneiras e Kalixto.