Um pequeno tesouro está escondido neste abecedário poético-científico. Para encontrá-lo, o leitor é convidado a escavar centímetro por centímetro do livro, conhecendo o trabalho dos arqueólogos e o nosso passado pré-histórico, em 26 pílulas poéticas acompanhadas por textos informativos.
Cheios de graça, os dois gêneros textuais despertam a curiosidade científica, exploram o universo da Arqueologia, e os conhecimentos gerados pela prática de escavar a terra para conhecer o passado por meio de vestígios deixados por nossos antecessores.
Segundo o arqueólogo Astolfo Araújo, ‘o texto que informa se conecta com o texto que encanta de maneira sutil, e pérolas de conhecimento científico são apresentadas de forma genuína e despretensiosa’.
E se olhar o passado também pode nos fazer refletir sobre nossas vidas, você já pensou nos vestígios que nossa sociedade contemporânea vai deixar para os futuros arqueólogos?
About the author
Celina Bodenmüller é autora de vários livros de ficção e não-ficção para leitores infantis e juvenis. Alguns de seus livros foram selecionados para o PNLD-Programa Nacional do Livro Didático, para os projetos Minha Biblioteca e Leituraço da cidade de São Paulo, entre outros. Teve título selecionado para representar o Brasil na Feira Internacional de Bolonha, na Itália. Em 2021 venceu na categoria de reconto pela Associação dos Escritores de Literatura Infanto-juvenil com um livro que foi escolhido para integrar o acervo da biblioteca de língua portuguesa da ONU-Organização das Nações Unidas. Seus livros são adotados em escolas brasileiras e norte-americanas, onde a língua portuguesa é estudada como segundo idioma e língua de herança.
Luiz Eduardo Anelli é professor de paleontologia do Instituto de Geociências da USP, onde vem se dedicando há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártica, África e nos Estados Unidos. Na universidade coordena a Oficina de Réplicas, que já produziu dezenas de milhares de réplicas de fósseis de animais e plantas pré-históricas utilizadas como material didático em escolas e universidades de todo o Brasil. Organizou diversas exposições, como Dinos na Oca, no parque do Ibirapuera (São Paulo), e A evolução dos dinossauros, no Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André), onde montou o único esqueleto de Tyrannosaurus rex em exposição permanente na América do Sul. Há dez anos ocupa boa parte do seu tempo dando aulas e escrevendo livros sobre os dinossauros e a pré-historia brasileira.
Graziella Mattar nasceu em São Paulo em 1974 e é psicóloga e educadora. Foi por meio do contato com as crianças que nasceu sua paixão maior – a ilustração. Linhas, cores e pontos, todos juntos em revistas, livros, blogs, caixas de fósforos e outras superfícies. Uma profusão de imagens que passou a banhar nossos olhos ampliando o mundo de cada um.