Esta obra reúne, para além de ‚criançólogas‘, autoras/es ‚criancistas‘ que lutam por uma cultura da infância que garanta o direito das crianças de serem crianças, apresentando suas recentes pesquisas no campo da educação dos pequenos (0 a 6 anos) e dos maiores, sob o enfoque da metodologia de pesquisa empregada, dando voz à cultura que as crianças estão produzindo,
‚…saberes? emoções? transgressões? rebeldias? submissão? como são as relações de poder? as relações de gênero nesta fase da vida? e o conflito de classes? e as diferenças étnicas? o que elas estão formulando de diferente e do que estão sendo impedidas de inovar, de inventar?‘
Über den Autor
Ana Lúcia Goulart de Faria: Professora aposentada colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordeno o grupo de pesquisas Gepedisc linha culturas infantis (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural).
Zeila de Brito Fabri Demartini: Professora colaboradora da pós-graduação em educação da Unicamp (Gepedisc), pesquisadora do Centro de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do CNPq e professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Metodista de São Paulo.
Patrícia Dias Prado: Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área da Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos: Artes, Ciências Sociais e Infância. Professora convidada do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp), Subgrupo Educação Infantil.