O que há em comum entre criar uma ficção, produzir um texto técnico ou informativo?
.
O Manual de Sobrevivência na Escrita é um livro que pode ajudar você que deseja ou precisa escrever romances, contos, poesias, artigos científicos, ensaios, dissertações, teses.
.
Ana Rüsche e George Amaral, dois escritores criativos e em elaboração constante, pensaram em um manual de escrita que levasse em conta desde os pequenos detalhes – como as condições materiais – até as dificuldades mais subjetivas, como a procrastinação e o excesso de autocrítica, transformando-o, assim, num verdadeiro manual de sobrevivência.
.
Aqui, os próprios autores apresentam a ideia:
.
‚Na parte um, deste livro comentaremos os recursos necessários para a arte da escrita, que não são apenas físicos e técnicos, mas também mentais e sociais.
Na parte dois, comentaremos a respeito de planejamento, tempo, definições de tipo de texto e questões de produtividade que nos assombram constantemente. Também abordaremos os bons e maus hábitos da vida de quem escreve, como a temida procrastinação.
Na parte três, você já terá escrito seu texto. Mas, e agora, o que fazer com o trabalho pronto? Como lidar com rejeições? Como deixar para trás elogios em excesso que podem travar você no próximo texto?
Vamos também comentar um pouco sobre a divulgação e as redes sociais.‘
Inhaltsverzeichnis
Introdução
ANTES DE COLOCAR A MÃO NA MASSA
OBJETIVOS E EXPECTATIVAS . Por que decidi cozinhar este texto? / Gosto mesmo de amassar farinha e quebrar ovos? / Preciso colocar a mão na massa? / Preciso de ajuda? / Objetivos e expectativas na cozinha textual: a importância da honestidade
RECURSOS MATERIAIS, AMBIENTAIS, TECNOLÓGICOS E HUMANOS . Ambientes favoráveis / Interrupções / O recurso principal: seu corpo e sua cabeça / Recursos materiais e tecnológicos para escrever melhor / Esqueça o mito da solidão, fortaleça boas amizades
A SOPA MENTAL: REPERTÓRIO E PESQUISA. Engrosse a sopa mental para que transborde / Sopa é uma coisa, cumbuca é outra / Colha ingredientes frescos: atualize-se, investigue / Vá à loja de cumbucas: trabalhando referências / Não cozinhe o que não sabe/ Pensando fora da cozinha
MÃOS À OBRA
TEMPO: PLANEJAR O RITMO DE ESCRITA . Qual a extensão do seu texto? / Quanto tempo eu preciso? / Tempo para edição / Três conselhos finais / Ideias simples para se planejar / Avaliações são imprescindíveis
BONS HABITOS PARA SE ESCREVER COM MAIS TRANQUILIDADE . A força do hábito / Diagnosticando posturas que poderíamos modificar / Implementando bons hábitos
Procrastinação e a vida de quem escreve . Como saber se estou procrastinando? / Por que procrastinamos? / Existe vida além da procrastinação?
TERMINEI, E AGORA?
DEPOIS DE PRONTO, TENHA CALMA PARA SERVIR . Deixe outras pessoas experimentarem: primeiras leituras / Como digerir todas essas opiniões? Lidando com críticas / Ajudas profissionais com a receita / A entrega do texto Como lidar com silêncios e rejeições
TEXTO PUBLICADO, FIM DE JORNADA? . Festejar é fundamental! / Avaliar o processo de escrita / O delicado momento: passar pelo luto do texto / Divulgação: mais um pouco de esforço! / Duas palavras sobre redes sociais / Consistência: vou escrever a mesma coisa para sempre? / Como saber se tive sucesso?
Sugestões de leitura
Über den Autor
ANA RÜSCHE. Realiza pesquisa de Pós-Doutorado sobre mudança climática e ficção científica na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, com tese sobre utopia, feminismo e ficção científica.
.
Publicou A telepatia são os outros [Monomito, 2019], vencedor do Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e do Jabuti. Em 2022 foi lançada a edição italiana, Telempatia, tradução. Gabriella Goria, ed. Future Fiction.
.
Curadora do projeto Filamentos 2023, em parceria com a Bandeirola.
.
.
GEORGE AMARAL. Atua como psicanalista, escritor e pesquisador. É mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo.
.
É autor do Um Estranho tão Familiar (Bandeirola, 2023); e Carcaças de Abissais (Urutau, 2023), com Maurício Pessoa.
.
Pesquisa a relação entre Literatura, estranhamento e a tomada de consciência sobre o mundo e suas crises, especialmente a ambiental.