Bruno Leoni foi certamente o mais importante pensador livre-mercadista da Itália da segunda metade do século XX, e apresenta aqui uma excepcional análise da relação da lei com a liberdade, seguindo Bastiat e, como muitos defendem, superando Hayek no rigor e na consistência de sua argumentação.
Leoni explica os aspectos da lei sob a liberdade e mostra como os próprios legisladores acabam debilitando características como a estabilidade, a universalidade e a não arbitrariedade. Ele identifica o próprio estado como sendo a grande ameaça à velha noção liberal de império da lei.
Leoni é um daqueles grandes pensadores que se tornou cada vez mais radical conforme foi amadurecendo, e, de certa forma, podemos ver a essência do rothbardianismo em seu pensamento neste clássico. Não se trata apenas de um excelente tratado da história do direito; trata-se também de um tratado essencial para se entender a verdadeira relação entre a lei e a economia de livre mercado.
Über den Autor
foi professor de teoria do direito e teoria do estado na Universidade de Pavia, advogado praticante, fundador e editor do periódico Il Politico, colunista de jornal, e secretário e presidente da Mont Pelerin Society.