– Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos em 13 processos
– Utiliza o ciclo PDCA para a melhoria contínua do projeto
– Incorpora práticas ágeis e colaborativas, tais como Canvas, Scrum e Kanban
– Aborda 10 áreas de conhecimento propostas pelo PMI
– Ideal para gerentes de projetos de pequeno e médio porte e estudantes
Em razão da Lei nº 13.790/2018, conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as organizações, com o objetivo de evitar sanções (multas, bloqueios) e problemas para a sua reputação, precisam ter uma sistemática para tratar corretamente os dados pessoais, inclusive nos meios digitais, protegendo os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade do cidadão.
Este livro mostra como formatar um projeto de adequação à LGPD aplicando práticas modernas de gestão de projetos, contribuindo para o aumento da eficiência e eficácia dessa iniciativa.
Utilizamos modelos Canvas para a modelagem e concepção colaborativa do projeto, em conjunto com a nossa metodologia Basi Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos um caso prático de adequação da LGPD em uma organização.
A Metodologia Basic Methodware®, utilizada neste livro, é objetiva e prática, demonstrando que é possível gerenciar projetos sem burocracia, trazendo como benefício uma maior previsibilidade e aumentando a chance de sucesso do projeto.
Inhaltsverzeichnis
Introdução
1. A importância do gerenciamento de projetos e os seus conceitos básicos
1.1. Por que adotar práticas de gerenciamento de projetos na adequação à LGPD
1.2. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
2. Conceitos da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
2.1. O projeto-exemplo para este livro
2.2. LGPD Canvas
2.3. A proposta de projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
3. Os processos da metodologia Basic Methodware® aplicados aos projetos de adequação à LGPD
3.1. Iniciar o projeto
I – Autorizar o início do projeto
3.2. Planejar o projeto
P1 – Identificar os stakeholders (envolvidos)
P2 – Planejar o escopo e a qualidade
P3 – Planejar as respostas aos riscos
P4 – Planejar as comunicações
P5 – Planejar o tempo e os recursos
P6 – Planejar as aquisições
P7 – Planejar o custo
P8 – Aprovar o Plano do Projeto
3.3. Executar o projeto
D – Gerenciar a execução do Plano do Projeto
3.4. Monitorar e controlar o projeto
C – Checar o trabalho do projeto
A – Agir para corrigir distorções
3.5. Encerrar o projeto
E – Encerrar o projeto
Apêndice A. Projeto de Adequação à LGPD da Pneus Reivax
A.1. LGPD Canvas do Projeto de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados na Pneus Reivax
A.2. Project Canvas do Projeto de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados na Pneus Reivax
A.3. Proposta do Projeto de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados na Pneus Reivax
A.4. Plano do Projeto de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados da Pneus Reivax
Apêndice B. Modelos
B.1. Modelo de LGPD Canvas
B.2. Modelos da Basic Methodware®
Apêndice C. Glossário
Apêndice D. Bibliografia
Über den Autor
Carlos Magno da Silva Xavier: Foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e da CMX. É autor/coautor de 21 livros, dentre eles ‚Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware‘, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado PMP pelo PMI e professor convidado de MBAs da FGV desde 2000.
Gianfranco Muncinelli: É Diretor do escritório brasileiro da Intedya (International Dynamic Advisors), Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento. Professor convidado em cursos de MBA em programas como FGV Management, Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, IBMEC, PUC-PR, ISAE, dentre outros. Exerceu cargos executivos em empresas como Oi, Brasil Telecom, NET, Between do Brasil e GVT, atuando em gerenciamento de projetos e processos, desenvolvimento de negócios e suporte técnico. Engenheiro Eletricista (UFSC), Residência Pós-Doutoral em Engenharia de Produção e Sistemas em andamento (UTFPR) (assunto do estudo: Riscos em Processos para Compliance com a LGPD), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR) (assunto da tese: Capabilidade de Processos para Compliance com a LGPD), Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR), Data Protection Officer (Universidad San Jorge – Espanha), Compliance Officer (Universidad San Jorge – Espanha) Executive Program in Project Management (The George Washington University – EUA), MBA em Gestão Comercial (FGV), Especialista em Telecomunicações (PUCPR), Especialista em Gestão Empresarial (UFSC) e Especialista em Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (UFSC). Auditor Líder na ISO270001:2013, na ISO9001:2015 e na ISO50001:2018. Certificado IPMA-D Certified Project Management Associate. Possui formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Hipnose Terapêutica e Andragogia. É membro da International Society for Transdisciplinary Engineering (ISTE) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), formado no Curso de Conselheiros de Administração e membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos. Membro da ABNT nas comissões: ABNT/CEE-093 ‚Gestão de Projetos, Programas e Portfólio‘; ABNT/CB-021/CE 021 004 027 ‚Segurança da Informação, segurança cibernética e proteção da privacidade‘; ABNT/CEE-063 ‚Gestão de Riscos‘.
Luiz Fernando da Silva Xavier: É mestre em Administração de Empresas pela UFF, certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), pós-graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF e especialista em Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI). Ministra aulas nos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Gestão Empresarial, Finanças, Logística e Projetos) desde 1998. Atualmente é sócio-diretor do Grupo Beware e de outras empresas correlatas. É autor/coautor de 10 livros, dentre eles ‚Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware‘, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos.