O mar é repleto de peixes de todos os tamanhos, formas e cores. Quando um cardume com centenas de peixes se reúne, ocorre um incrível espetáculo de nado sincronizado. Juntos eles se desviam para a esquerda ou para a direita, sobem ou descem, dando rapidamente novas direções ao percurso. Mudar bruscamente o rumo do nado e, ao mesmo tempo, manter a união do cardume parece ser tarefa fácil para os peixes. Como eles realizam esses movimentos em perfeita sincronia e harmonia? Em águas mais rasas, algas e anêmonas fixam-se nos recifes rochosos, atraindo para esses locais uma infinidade de peixes de diversos tamanhos e cores. Até mesmo um barco naufragado torna-se um paraíso para a vida marinha. Um lugar perfeito para que diversos seres vivos se fixem em seu casco, dando origem a um recife artificial, que atrai cardumes em busca de alimento e abrigo. Vamos visitar o litoral brasileiro e conhecer as diferentes estratégias dos peixes para escapar de seus predadores e conseguir uma boa refeição.
Über den Autor
Cristina Santos vive desde 1997 em Florianópolis (SC). É bióloga e doutora em Comportamento Animal. Apaixonada pela natureza brasileira, vem-se dedicando a transmitir ao público infantil o conhecimento sobre os animais, por meio de obras informativas com linguagem de fácil entendimento. Possui vários títulos já publicados pela Cortez Editora. Alguns deles foram selecionados para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (Cada macaco com seu filhote e Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos). Morar na Ilha de Santa Catarina, vivendo perto do mar, inspirou a autora a escrever sobre a vida dos peixes.
Alexandre Viana nasceu em Florianópolis (SC). O gosto pelo desenho levou-o a se formar em Arquitetura e
Urbanismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2002. Porém, sempre foi apaixonado pela natureza e pelos seres que nela habitam. A proximidade do mar incentivou-o a praticar mergulho ainda na infância e, desde o primeiro contato com o mundo submarino, foi seduzido pelo colorido dos peixes, as formas inusitadas das criaturas marinhas, seus mistérios e lendas. Então, em 2009, descobriu o fascinante mundo da ilustração em suas mais diversas técnicas e, assim, uniu suas maiores paixões: o desenho e a natureza. Desde então, com traços e pinceladas, vem tentando mostrar às pessoas, por meio de exposições, publicações científicas e livros paradidáticos e didáticos, esse maravilhoso universo.