Em 1988, foi publicada pela primeira vez Formas de pensar o desenho, obra de Edith Derdyk, que se tornou clássico de referência nos estudos sobre o universo gráfico infantil. A Panda Educação lança agora uma nova edição, revisada e ampliada, onde a autora compartilha sua experiência de mais de trinta anos como artista e educadora, em um texto propositivo e reflexivo que ressignifica as conexões entre arte e educação, com base na observação sensível dos desenhos produzidos pelas crianças.
Derdyk parte de uma visão geral dos percursos do desenho que nasce da ótica do adulto e de sua paisagem cultural. A relação entre o grafismo e o gesto, a linha e o papel, o corpo e o movimento da mão são alguns dos caminhos que a autora trilha para lançar novo olhar sobre as linguagens expressivas da infância. Ao longo das páginas, aborda questões presentes no cotidiano dos professores, como a imitação e a cópia, a fala, a escrita, a observação, a memória e a imaginação.
Em seguida, a autora oferece ao educador uma primeira aproximação à produção artística em diferentes momentos da história, e apresenta, assim, distintas maneiras de pensar o desenho. Artistas de diferentes gerações e países, de Leonardo da Vinci, Picasso e Van Gogh a Paul Klee e Regina Silveira, ganham breves biografias intercaladas com a análise crítica e contextual de seus traços e linhas. A nova edição inclui um capítulo inédito para reverenciar a linha expandida para além do papel e lápis, com base nos trabalhos de quatro artistas contemporâneos: Eva Hesse, Walter de Maria, José Resende e Chiharu Shiota.
O livro é finalizado com algumas propostas práticas e exercícios de interpretação experienciados, reformulados e revisitados pela autora ao longo de três décadas de trabalho – uma oportunidade para os professores leitores vivenciarem novas formas de pensar o desenho. Destinado ao público interessado em compreender o pensamento da criança e a visão do artista expressos por meio da linguagem gráfica, Formas de pensar o desenho é um convite para a exploração de uma linguagem que atravessa a história, que está presente em todas as áreas do conhecimento e que tem o poder de construir formas sensíveis e subjetivas do pensar.
Über den Autor
EDITH DERDYK tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil e no exterior. Foi contemplada com diversos prêmios e é autora de livros de educação artística, como Linhas de horizonte e O desenho da figura humana, e autora/ilustradora de obras infantis, como O colecionador de palavras e A porta da terra. Atualmente, coordena cursos livres e de extensão, além da pós-graduação ‚Caminhada como método para a arte e educação‘, em A Casa Tombada.