Este Guia apresenta um recorte e a contextualização da discussão sobre a internacionalidade de um contrato sob a perspectiva do Direito brasileiro.
O leitor perceberá que autor, visando a aproximação, utiliza-se de linguagem e metodologia menos formais, permitindo-se o papel de condutor de uma conversa em que exemplos, crônicas e referências culturais se entrelaçam. Não se engane, no entanto. Este é um livro denso, plural e rico com o objetivo declarado de valorizar a construção do debate e de fomentar conexões.
Este livro volta-se, então, não apenas àqueles que são ou serão especialistas no tema, mas para, eventualmente, apresenta-lo àqueles que já se dedicam a outra área ou, até mesmo, àqueles que não estudam exclusivamente o Direito Contratual, mas que buscam compreender a lógica inerente à internacionalidade de um negócio.
Über den Autor
É advogado, Consultor jurídico e Professor universitário em Curitiba, Paraná. Pós-doutor em Direito e novas tecnologias (Reggio Calabria), Doutor e Mestre em Direito das relações sociais pela Universidade Federal do Paraná; especialista em Direito dos negócios internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Direito empresarial pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, onde hoje é Professor de Direito Civil. Também já lecionou Direito Civil (Obrigações e Contratos) e Direito Internacional Privado nos cursos de Direito da graduação, pós-graduação lato e stricto sensu em diversas Instituições de Ensino no Paraná e Santa Catarina. É autor de livros e artigos especializados, publicados no Brasil e no exterior, além de membro do Conselho Editorial de periódicos especializados nacionais e internacionais. Advogado com atuação eminentemente não contenciosa em matérias de Direito Contratual, Societário e Internacional Privado; compõe, também, a lista de árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP), Câmara de arbitragem da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (CAF) e da Câmara de Mediação e Arbitragem do Brasil (CAMEDIARB).