Mohamed Ibrahim Othman é um jovem imigrante sírio que chegou ao Brasil no início do século passado. Em seu vilarejo natal, a vida era regrada pelas tradições familiares e árabes, mas, ao chegar no ocidente, deparou-se com uma realidade muito diferente da relatada por parentes que já viviam aqui. Diante do desafio de conseguir algum tipo de trabalho, Mohamed fez de tudo um pouco até estabelecer-se como latoeiro.
Conforme os anos iam passando, a saudade da família na Síria só aumentava o desejo de voltar para o local da infância. Entretanto, atrelado ao dia a dia, foi criando raízes na nova terra e misturando a cultura árabe a brasileira. Por meio da história de Mohamed, o autor Gilberto Abrão compõe um retrato emocionante da imigração árabe no Brasil – suas marcas na cultura brasileira, os amores e dilemas desses imigrantes.
Über den Autor
Gilberto Abrão, filho de imigrantes sírios, nasceu em Curitiba, em 1943. Dos 10 aos 14 anos foi enviado pelo pai ao Líbano para estudar a língua árabe, a religião muçulmana e, também, ser circuncidado. Durante a adolescência de Gilberto, em Curitiba, seu pai foi proprietário de um bar próximo à biblioteca pública, onde o futuro escritor passava os dias devorando tudo que lhe caía à mão. Por falar inglês e árabe fluentemente, prestou serviços militares na Faixa de Gaza, nos anos 1960, pelas Forças de Emergência das Nações Unidas. Foi colunista do jornal Zero Hora, nas décadas de 1960 e 1970. Hoje é proprietário de uma escola de inglês e mora em Novo Hamburgo (RS) com Suzana, sua esposa há 40 anos. Mohamed, o latoeiro é seu primeiro livro.