Nos anos 1970, ‚a revolta estava em toda parte. Nenhuma relação de dominação escapava: insubmissões na hierarquia dos sexos e dos gêneros, nas ordens coloniais e raciais, de classe e de trabalho, nas famílias, nas universidades, nos quartéis, nas fábricas, nos escritórios e na rua […]‘. Essa ‚crise de governabilidade‘ preocupava um mundo dos negócios que se viu confrontado por indisciplina trabalhista, mobilizações em prol do meio ambiente e pressões de todo lado para assumir responsabilidade social. Para controlar essa sociedade ingovernável, era urgente despolitizar a empresa. O autor encontra ali as origens do neoliberalismo, que embora se apresente avesso ao Estado, não hesitou em se aliar a formas autoritárias de poder em nome de seus interesses, em uma economia de ‚livre mercado‘. O Chile de Pinochet foi um exemplo cabal dessa combinação.
Escrito do ponto de vista do pensamento econômico e gerencial dominante, ‚do alto‘, combinando referências nobres e vulgares – textos de teóricos, discursos e manuais práticos destinados a administradores – este livro explicita as estratégias dessas ’novas artes de governar‘ que aliam liberalismo a autoritarismo, e que estão, diz Chamayou, ainda ativas.
Grégoire Chamayou
A sociedade ingovernável [EPUB ebook]
Uma genealogia do liberalismo autoritário
A sociedade ingovernável [EPUB ebook]
Uma genealogia do liberalismo autoritário
Dieses Ebook kaufen – und ein weitere GRATIS erhalten!
Sprache Portugiesisch ● Format EPUB ● Seiten 416 ● ISBN 9786586497090 ● Dateigröße 3.3 MB ● Verlag Ubu Editora ● Ort São Paulo ● Land BR ● Erscheinungsjahr 2020 ● herunterladbar 24 Monate ● Währung EUR ● ID 8964387 ● Kopierschutz Adobe DRM
erfordert DRM-fähige Lesetechnologie