Nascido na França, Henry Guy de Maupassant (1850) foi escritor, poeta e um dos maiores contistas de todos os tempos. Sua obra Uma Vida gira em torno de Jeanne, uma jovem que passara boa parte de sua vida em um convento até regressar para a casa de seus pais. Com o passar do tempo, Jeanne se apaixona pelo nobre Julien de Lamare e decide se casar, mas após o casamento, Julien se revela um homem indiferente e avarento além de iniciar um caso com a irmã de leite e criada de Jeanne. Com todo o talento de Maupassant, Uma Vida é repleta de situações psicológicas e mostra as relações entre a nobreza, a burguesia, os camponeses e o clero baseadas em relatos da sociedade provinciana francesa do século XIX.19.
Über den Autor
Nascido na França, Henry René Albert Guy de Maupassant (1850 – 1893) foi escritor, poeta e um dos maiores contistas de todos os tempos. Suas obras são conhecidas por retratarem situações psicológicas e críticas sociais a partir da técnica naturalista. Durante a década de 1870, ele se dirigiu a Paris, onde se firmou como contista e teve contato com os grandes escritores realistas e naturalistas da época dentre eles Zola, Flaubert e Turguêniev.
Entre 1875 e 1885, produziu grande parte de seus contos, sendo pelo menos 300 histórias curtas, muitas das quais algumas se tornaram mundialmente conhecidas, como Bola de Sebo, O Colar, Uma Aventura Parisiense, Mademoiselle Fifi, Miss Harriett e O Horla.
Maupassant foi um dos escritores mais lidos durante os últimos anos do século XIX. Sua fama e fortuna não o impediram de sofrer incontáveis dores e angústias causadas pela sífilis. Suas dores e problemas físicos e mentais foram tantos que chegou ao estado de semidependência, até que em 1891 foi considerado louco e internado em uma clínica psiquiátrica onde a partir daí foi o fim de sua produção literária.