O Riso reúne três artigos escritos pelo filósofo francês Henri Bergson em 1899 para a Revue de Paris, reunidos em livro no ano seguinte.
Nestes três textos, o autor busca elucidar o significado do cômico e o que está por trás do riso como fenômeno social.
As formas desajeitadas, os desvios de padrão e o feio são alguns dos motivadores do riso.
Decorre daí a hipótese de Bergson de que o cômico depende de certa insensibilidade humana, uma exigência de que o outro se encaixe em padrões sociais.
O pensamento original e incisivo de Bergson, neste e em outros ensaios, o tornou um dos mais influentes filósofos modernos, com ideias que impactam a intelectualidade até hoje.
Über den Autor
Henri Bergson (1850-1941) foi filósofo e diplomata. Nascido na França, tem uma obra vasta que engloba temas diversos, tendo estudado em áreas que vão do cinema e da literatura à neuropsicologia e à bioética. Formado em Letras, foi professor, membro da Academia Francesa, e recebeu o Nobel de Literatura em 1927. Como filósofo, teceu críticas ao determinismo e à objetificação do homem em sua obra. Foi casado com Louise Neuberger, prima do também escritor francês Marcel Proust. Como diplomata, tomou parte das discussões que levariam os Estados Unidos a intervir na Primeira Guerra Mundial.