‚Esta é uma publicação para começar a ser lida agora e prosseguir por toda a vida. Prepare-se, caminhante: flua! Volte muitas vezes… E esforce-se por sair sempre mais desperto do que aquele que se aventurou na primeira página. Que a Canção da Vida te acompanhe!‘
–Lúcia Helena Galvão, professora da Organização Internacional de estudos filosóficos Nova Acrópole, em prefácio desta edição.
Um dos maiores clássicos da teosofia, Luz no Caminho, como delineia o próprio título, é um farol que ilumina o percurso daqueles que caminham para atingir a sabedoria.
Publicado pela primeira vez em 1885, este livro foi considerado por H. P. Blavatsky como ‚uma verdadeira joia‘ para aqueles que buscam se aprofundar nos ensinamentos para a elevação da consciência. Aqueles que se aventurarem a percorrer este caminho à luz dos ensinamentos transmitidos por Mabel Collins encontrarão de início um pequeno rol de advertências para o caminhante:
Antes que os olhos possam ver, é necessário que sejam incapazes de verter lágrimas.
Antes que os ouvidos possam ouvir, é necessário que tenham perdido sua sensibilidade.
Antes que a voz possa falar na presença dos Mestres, é necessário que tenha perdido o poder de ferir.
Antes que a alma possa se colocar na presença dos Mestres, é necessário que seus pés tenham sido lavados no sangue do coração.
Esta edição inclui o ensaio Karma e os Comentários acerca de ‚Luz no Caminho‘.
‚Quando a alma silenciosa desperta, ela torna a vida ordinária da pessoa mais dotada de significado, mais vital, mais real e responsável. […] Vive agora não no mundo, mas com o mundo; seu horizonte expandiu-se por toda a vastidão do universo.‘
Über den Autor
Mabel Collins (1851-1927), pseudônimo de Minna Collins, foi uma escritora espiritualista inglesa. Ao longo de sua vida publicou 46 obras, sendo a maioria constituída de romances, mas se tornou mesmo conhecida por seus trabalhos teosóficos, publicados entre 1881 e 1889: Luz no Caminho, O idílio do lótus branco, Pelas portas de ouro e O despertar, sendo os dois primeiros os mais famosos.
Lúcia Helena Galvão é professora da Escola Internacional de Filosofia Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos, ministra aulas sobre os mais variados temas, entre eles: ética, sociopolítica, simbologia e história da filosofia; e profere palestras e conferências no Brasil e no exterior. Poetisa, com quatro livros publicados, produz frequentemente artigos e crônicas veiculados pela imprensa de todo o país.
Edson Bini estudou filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tornou-se tradutor e redator, trabalhou com o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, e se dedicou ao estudo da história das religiões. Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, realizou dezenas de traduções nas áreas da filosofia, inclusive filosofia do direito, para as editoras Hemus, Ícone, Martins Fontes, Landy, Loyola e, há cerca de 20 anos, traduz para a Edipro, ocupando-se principalmente da tradução anotada, de cunho marcantemente didático e formativo, de grandes obras da filosofia grega antiga. Seus trabalhos de maior notoriedade são a tradução das obras completas de Platão e das obras de Aristóteles.