O clown é a poesia em ação. A poiesis presente na arte da palhaçaria é repleta de humanidade e sensibilidade. É capaz de promover o fortalecimento dos laços humanos, resistindo à liquefação que a modernidade vem imprimindo às relações humanas e de consumo. Aproximamos, na nossa pedagogia da palhaçaria, o clown e a criança, valorizando a cultura da infância e os aspectos intrínsecos a esse grupo social por constatarmos que há traços comuns a esses dois sujeitos: o palhaço na poiesis de sua performance e a criança em seu modo de ser e atribuir sentido ao mundo.
Über den Autor
Marcelo Colavitto
Professor, palhaço, pesquisador e diretor teatral, atualmente leciona no IFPR. É membro fundador do grupo teatral Meu Clown; participa do PCA/UEM e da AESMAR além de coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Social (NEPES). Autor dos livros -Meu Clown: uma pedagogia para a arte da palhaçaria e Palhaços e Máscaras: a poieses na trajetória dramatúrgica do grupo Meu Clown pela CRV.
Verônica Regina Müller
Professora da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação Social pela Universidade de Barcelona. Pesquisa a infância, adolescência e educação social em suas diversas manifestações e enfoques. Autora de diversos livros e artigos na área. Presidenta da AESMAR- Associação de Educadores/as Sociais de Maringá, membro do PCA/UEM. Pesquisadora do CIEJUS- Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social. Grupo do CNPq: Infâncias, Adolescências, Juventudes e Educação Social.