A CAPACIDADE DE FAZER UMA PESSOA SAIR DO ‚PILOTO AUTOMÁTICO‘ E TRAZER O FOCO PARA SI MESMA TORNOU O MINDFULNESS (ATENÇÃO PLENA) CONHECIDO MUNDO AFORA, COM SUAS TÉCNICAS QUE COMPROVADAMENTE AJUDAM NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA.
A partir desse conhecimento já consolidado internacionalmente, os autores deste livro desenvolveram um programa especial para a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento e burnout.
As oito sessões do programa – ligado à Universidade Federal de São Paulo – são descritas em detalhes neste livro, com texto claro e apoio de áudios exclusivos para o leitor. O professor realiza as práticas em casa, para seu desenvolvimento pessoal, e pode incentivá-las no ambiente escolar, expandindo-as para os colegas, os estudantes e até os pais.
Extremamente útil no dia a dia, este manual é uma contribuição do Senac São Paulo para que a escola seja um local de embate saudável de ideias, e não de pessoas; que o emocional em sala de aula seja aprimorado, não dilapidado; que os professores possam exercer, conscientes, aquela que é a mais nobre das profissões: educar.
Inhaltsverzeichnis
Nota do editor
Prefácio – Willem Kuyken
Agradecimentos
Apresentação
Introdução
PARTE 1: Mindfulness e suas interfaces na educação
Capítulo1: Estresse na educação
Estresse, estressor e ambiente
Estresse na atividade docente
Agressividade/hostilidade
Capítulo 2: O que é mindfulness?
Um breve histórico dos programas baseados em mindfulness
Outros conceitos associados a mindfulness
Gestão consciente da sala de aula
Capítulo 3: Neurociência e mindfulness para uma educação integral
O cérebro que medita
Aprendizado socioemocional
Uma educação integral na realidade brasileira
Bons exemplos para perspectivas futuras
Capítulo 4: Mindfulness e Paulo Freire: possíveis interlocuções
Curiosidade e criticidade
A aceitação do novo
Lendo o mundo
Reconhecendo a dialogicidade
Por uma humanização no processo educativo
Capítulo 5: A compaixão e a comunicação não violenta na educação
O sofrimento, a compaixão e seu papel na educação
A violência, a não violência e os princípios da comunicação não violenta ou compassiva
A comunicação não violenta ou compassiva na educação
PARTE 2: O Programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para Educadores
Capítulo 6: Visão geral do MBHP-Educa
Modelo teórico
Orientações
Capítulo 7: Sessão 1. Conhecer-te a ti mesmo
Definindo uma intenção
Atenção plena no corpo e na respiração
Capítulo 8: Sessão 2. A arte de lidar com o estresse
Aprendendo a relaxar
Reconhecendo os pensamentos
Conhecendo o estresse e seus gatilhos
Capítulo 9: Sessão 3. Cultivando o caminhar e o caminho
Autoconsciência e autopercepção
Escapando no funil
Capítulo 10: Sessão 4. Além dos muros da escola
Consciência corporal
A realidade como ela é
Capítulo 11: Sessão 5. Fazendo as pazes com as emoções
Lidando com as emoções
Evitando o limiar da raiva
Conhecendo a superpotência da raiva
Capítulo 12: Sessão 6. Comunicação compassiva
A potência da fala
Escuta atenta e fala compassiva
Compaixão
Capítulo 13: Sessão 7. Cultivando o silêncio
A prática do silêncio
Capítulo 14: Sessão 8. O despertar da consciência
Mindfulness para a vida
Árvore do aprendizado
Gratidão
PARTE 3: Programa MBHP-Educa: práticas simples para a sala de aula
Capítulo 15: A prática pessoal do professor
Introduzindo mindfulness na instituição escolar
Praticando com os alunos
Capítulo 16: Transformando as escolas em Escolas Promotoras de Saúde
A promoção da saúde escolar
Escolas Promotoras de Saúde
Estratégias de operacionalização das iniciativas de promoção da saúde escolar
Anexo 1
Anexo 2
Referências
Sobre os autores
Índice de atividades e práticas
Índice geral
Über den Autor
Marcelo Demarzo
Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP); especialista em medicina de família e comunidade pelo Programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas da FMRP-USP; doutor em ciências médicas pela FMRP-USP; professor livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). É instrutor certificado de mindfulness para adultos e crianças, com treinamentos na Inglaterra (Mindfulness in Schools Project – Mi SP, Oxford Mindfulness Centre, Kalapa Leader Academy e Breathworks) e nos Estados Unidos (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society, da University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli. Coordena o Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, Unifesp, e é responsável pela especialização em mindfulness da instituição. Autor de dezenas de livros e artigos científicos no tema de mindfulness e qualidade de vida, é idealizador, coautor e instrutor do Programa MBHP-Educa, descrito neste livro.
Daniela Rodrigues de Oliveira
Farmacêutica pela Universidade São Francisco; mestre e doutora em biologia estrutural e molecular pela Unifesp; pós-doutora em neurociência pela School of Physiology, Pharmacology and Neuroscience da University of Bristol, no Reino Unido; pós-doutoranda em saúde coletiva com foco em mindfulness, educação e epigenética pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM-Unifesp. É pesquisadora afiliada do Programa de Pós-graduação em Patologia da EPM-Unifesp e coordena o grupo de pesquisa em neuroepigenética e neurociência contemplativa da instituição. É também pesquisadora associada do Center for Healthy Minds da University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professora do módulo de neurociência contemplativa do Programa de Kindfulness do Instituto de Ciência Contemplativa do Brasil e coordenadora do Projeto Florescer do instituto. Instrutora de mindfulness, pesquisadora do Centro Mente Aberta e professora convidada da especialização em mindfulness da Unifesp. É coautora e instrutora do programa MBHP-Educa.
Alex Mourão Terzi
Graduado em direito e em letras; mestre em letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); doutor em linguística e língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas); pós-doutor em estudos da linguagem e em mindfulness pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pela Unifesp. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus São João del-Rei, docente convidado da especialização em mindfulness da Unifesp e pesquisador do Mente Aberta. Facilitador em ‚Kindfulness: Mindfulness Integral e Harmonia Emocional‘ (Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde). Pesquisador das relações entre estudos da linguagem, mindfulness e educação, é coautor e instrutor do programa MBHP-Educa.
Javier García Campayo
Médico pela Facultad de Medicina da Universidad de Zaragoza (FM-UNIZAR), na Espanha; especialista em psiquiatria e doutor em ciências médicas pela mesma instituição. É docente titular do Departamento de Psiquiatria da FM-UNIZAR e pesquisador responsável pelo tema de saúde mental na Atenção Primária à Saúde na Rede Espanhola de Pesquisa em Saúde. Atua como psiquiatra do Hospital Miguel Servet, em Zaragoza, e é presidente da Sociedad Española de Medicina Psicosomática, além de coordenador do Master en Mindfulness da FM-UNIZAR. É autor de dezenas de livros e de mais de 200 artigos científicos sobre dor, fibromialgia, ansiedade, depressão e mindfulness.