Nelson Rodrigues revolucionou a dramaturgia brasileira com as 17 peças que escreveu ao longo de quase quarenta anos. Sua escrita polêmica e inovadora abalou os alicerces da nossa sociedade, dividindo opiniões, provocando intensos debates e tornando o teatro brasileiro conhecido internacionalmente.
Considerado o maior clássico da nossa literatura dramática, Nelson Rodrigues foi responsável por inaugurar e consolidar o modernismo no teatro brasileiro. Sua crítica aguçada e seu estilo inconfundível ultrapassam em muito a época em que as peças foram escritas e chegam até nós com a mesma contundência e genialidade.
Neste volume, com apresentação de Luiz Arthur Nunes, são reunidas as ‚Tragédias cariocas ‚ de Nelson Rodrigues: ‚A falecida‘, ‚Perdoa-me por me traíres‘, ‚Os sete gatinhos‘, ‚Boca de Ouro‘, ‚A serpente‘, ‚O beijo no asfalto‘, ‚Toda nudez será castigada‘ e ‚Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária‘.
Über den Autor
Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um importante escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Ele nasceu no Recife, mas mudou-se para o Rio de Janeiro ainda na infância. Rodrigues é considerado um dos maiores autores teatrais do Brasil, e sua obra teve um grande impacto na cultura e na sociedade brasileiras. Nelson Rodrigues escreveu peças teatrais que abordavam temas polêmicos e questões sociais, como adultério, incesto, traição e corrupção. Suas obras frequentemente incluíam personagens complexos, diálogos provocativos e uma visão crítica da sociedade. Algumas de suas peças mais conhecidas incluem ‚Vestido de Noiva‘ (1943), ‚Álbum de Família‘ (1945), ‚Anjo Negro‘ (1947) e ‚A Falecida‘ (1953). Além do teatro, Nelson Rodrigues também teve uma carreira de sucesso como jornalista e cronista esportivo. Ele escreveu para vários jornais e revistas brasileiros, onde desenvolveu seu estilo literário único e provocativo. Suas crônicas e colunas são lembradas por seu humor mordaz e ironia. Nelson Rodrigues é frequentemente citado como um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos.