A felicidade está em aprender a dizer ’não‘
Num mundo de consumismo desenfreado e informações ao alcance das mãos 24 horas por dia, estamos sempre buscando mais. Fazemos malabarismos com nosso tempo, atenção e dinheiro porque não podemos perder a última tendência, a notícia do momento ou aquela festa do amigo do amigo. Mas será que, na era do estresse e da ansiedade, dizer ’não‘ não é exatamente o que deveríamos fazer?
Estamos mergulhados numa cultura em que nada é o bastante, sempre correndo atrás de uma plenitude que nunca chega. O resultado é a constante sensação de falta, inadequação, ansiedade. Para escapar dessa espiral opressora, o psicólogo e estudioso Svend Brinkmann nos sugere o caminho do meio: não queremos a mediocridade, mas também não precisamos da perfeição – a felicidade está em ser moderado. A partir de cinco argumentos centrais: o social, o pessoal, o ético, o psicológico e o da simplicidade em si, o autor nos mostra como é possível dizer não à ditadura do excesso e fazer as pazes com o que somos, o que temos e o que nos faz bem.
Viver com moderação é escolher qualidade em vez de quantidade. É saber que só ao abrir mão de certas coisas vamos ser livres para desfrutar do que realmente importa. É um ato de resistência em nome de nós mesmos, da sociedade, do planeta – e, acima de tudo, em nome da própria sanidade.
Über den Autor
Svend Brinkmann é professor de psicologia na Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Seus estudos exploram a interseção entre a psicologia, a filosofia e a análise cultural. Autor internacionalmente premiado de vários best-sellers sobre o tema, dentre eles, Positividade tóxica, Svend é uma das vozes mais potentes no debate atual das tendências sociais e de como podemos nos mover junto com o mundo e, ao mesmo tempo, contra ele.