Bastião deixa sua terra no sertão rumo à longínqua Ásia em busca de um tipo de gado chamado zebu — um animal tão esplêndido que poderia sobreviver à dura realidade da estiagem. Ele sonha em capturar o mais perfeito boi da Índia e trazê-lo para casa. Mas esse encontro com a beleza e os costumes daquele mundo colorido, muito diferente do seu, mudará para sempre a vida de Bastião e a tradição pecuária brasileira.
Nesta obra, Tiago de Melo Andrade rememora as vivências de sua infância no interior mineiro e as transforma em uma narrativa emocionante, repleta de encantamento e história.
Über den Autor
Tiago de Melo Andrade começou a escrever no ano 2000, quando recebeu, pelo livro infantil A caixa preta (lançado pela editora Melhoramentos), o Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação. A partir de então, ele não parou mais: escreveu cerca de 30 livros para crianças e jovens. Seu texto elaborado, baseado em amplas pesquisas, e sua linguagem acessível fazem da obra de Tiago presença indispensável em escolas e eventos literários por todo o Brasil. Pela Melhoramentos, o autor publicou também os livros juvenis Carne quebrada, A estrela mecânica, A história do vai e volta e O ovo do elefante. Hoje Tiago vive na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.