Os Miseráveis é uma obra-prima de Victor Hugo, publicada originalmente em 1862.
A história se passa na França de 1815 e transcorre até 1834. Retrata a fome e a pobreza em que o povo da época se encontrava. Batalhas e revoltas acontecem na tentativa de transformar essa triste realidade.
Por meio de Jean Valjean, protagonista da história, é relatada a situação social miserável do povo francês. Uma forte crítica à sociedade da época, que não enxergava a população mais humilde, um povo invisível aos olhos da elite.
Dor e sofrimento permeiam a história, que nos conduz a uma profunda reflexão sobre a desigualdade social e o nosso papel na sociedade.
Os Miseráveis é uma obra-prima da literatura, tendo sido adaptada para o cinema e o teatro e traduzida para diversas línguas. Uma história comovente e emocionante que retrata a situação degradante dos menos afortunados.
Über den Autor
Victor-Marie Hugo nasceu em Besançon, França, em 1802. Foi um consagrado romancista, ensaísta e poeta. Escritor precoce, foi premiado pela Academia Francesa aos 15 anos de idade. De 1814 a 1816, Victor Hugo fez seus estudos preparatórios no Liceu Louis le Grand. Em 1819 fundou a Revista Le Conservateur Littéraire, naquele mesmo ano ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa.Foi um forte ativista político que lutava pelos direitos humanos. Foi perseguido por participar da resistência à ditadura de Napoleão III. Foge e se refugia em Bruxelas, na Bélgica, onde se mantém exilado por mais de 18 anos. Depois segue para Jersey, e em seguida para a ilha inglesa de Guernsey. Após a queda do Império de Bonaparte, retorna à França. Esses anos no exílio foram extremamente produtivos para a sua produção literária.