Denis Diderot nasceu na cidade francesa de Langres, no dia 5 de outubro de 1713. Filho primogênito de família abastada, aos 10 anos foi matriculado no colégio dirigido pelos padres jesuítas da cidade natal.
Recorrendo ao exemplo do cientista inglês Saunderson, que era cego de nascença e inventou uma série de instrumentos para ler com seu tato, Diderot diverte-se em descrever o espaço absoluto contraposto ao espaço limitado.
About the author
Denis Diderot nasceu na cidade francesa de Langres, no dia 5 de outubro de 1713. Filho primogênito de família abastada, aos 10 anos foi matriculado no colégio dirigido pelos padres jesuítas da cidade natal. Aos 13 anos, já veste a batina e recebe a tonsura, primeiro passo para o sacerdócio, mas muda de ideia e segue para Paris, onde, em 1732, recebe o diploma de Mestre em Artes pela Universidade de Paris. Em 1741, casa-se em segredo com Antoinette Champion. Sem recursos ou o apoio da família, Diderot se vê obrigado a fazer traduções de obras literárias, quando, em 1745, recebe o convite de um editor para traduzir do inglês, atualizar e ampliar a Enciclopédia das Ciências e das Artes de Ephraim Chambers. Em 1751 é publicado o primeiro volume da Enciclopédia Francesa e, apesar das muitas vicissitudes, ele consegue levar a termo os 36 volumes. Diderot ainda publicou à parte muitos textos filosóficos e literários, um dois quais lhe valeu a prisão. Morreu em Paris no dia 31 de julho de 1784.