Esta edição reúne as mais importantes contribuições de Arthur Schopenhauer ao campo da psicologia. Em análises profundas, o filósofo aborda a autoconsciência, a vontade, o suicídio, a loucura e suas relações com o nosso comportamento.
Schopenhauer não busca a observação da psicologia como uma explicação de ocorrências puramente fisiológicas ou mecânicas. Para ele, a ciência estuda os fenômenos humanos por si sós — numa relação de causa e efeito psicológica, que se dá por meio de nossas motivações e representações mentais.
A filosofia psicológica de Schopenhauer revela a urgência de nos investigarmos, e sua relevância é destacada até mesmo por Sigmund Freud, pai da psicanálise. Uma obra fundamental para o estudo científico dos atos humanos.
About the author
Nascido em Danzig, na Polônia, em 1788, Schopenhauer foi um importante filósofo da língua alemã que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciá-lo até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e inspirou grandes escritores, como Lev Tolstói, Franz Kafka e o brasileiro Machado de Assis.
Guilherme Marconi Germer é doutor em Filosofia pela Unicamp e pós-doutor em Filosofia pela USP.