A primeira edição da obra ‘Bioética e Covid-19’ foi um sucesso absoluto e a rapidez com que as questões bioéticas foram sendo alteradas nos últimos meses tornou imprescindível uma nova edição dessa obra, com novos artigos e atualização dos artigos anteriores.
Hoje, a Bioética não está mais negligenciada na pandemia da Covid-19. Comitê Internacional de Bioética e a Comissão Mundial sobre Ética do Conhecimento e da Tecnologia, ambos da UNESCO já reconheceram o papel de destaque da bioética no contexto da Covid-19.
Institutos bioéticos de renome internacional como o Berman Institute e o Nuffiel Council on Bioethics assumiram um papel central na discussão dos dilemas pandêmicos e, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Bioética firmou-se como um ator importante na defesa da dignidade humana.
Assim, reafirmo com orgulho o que eu escrevi na apresentação da primeira edição dessa obra: ‘ouso dizer que desde seu surgimento a Bioética nunca foi tão essencial para a Humanidade. Os dilemas enfrentados com a pandemia são completamente permeados por questões bioéticas e, ainda que a nós – bioeticistas, não caiba o papel de protagonistas do enfrentamento da SARS-COVID-19, cabe a nós o importante papel de ajudar a Humanidade a encontrar caminhos éticos diante de tantas possibilidades atrativas de buscarmos os caminhos mais curtos, mais fáceis e menos equânimes’. Aos artigos da primeira edição, somam-se artigos sobre questões de Estado e Governo, população de rua, população indígena, população idosa e o impacto da pandemia nos médicos residentes.
O livro não está pronto pois as questões bioéticas são intermináveis. Mas essa nova edição mostra o amadurecimento das questões bioéticas na pandemia da Covid-19 e amplia o debate com temas absolutamente necessários.
Belo Horizonte, 10 de setembro de 2020
Sobre el autor
Luciana Dadalto
Doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Consultora jurídica e advogada na Luciana Dadalto Sociedade de Advogados. Administradora do portal www.testamentovital.com.br. Coordenadora do Comitê de Bioética da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Membro da Comissão de Biodireito e Bioética do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Centro Universitário Newton Paiva.