Ao acordar de um sono profundo em seu singelo quarto de rapaz solteiro, o escritor percebe que alguma coisa está errada com a noite que se prolonga indefinidamente… Ao passo que as horas se estendem, horrores abismais vão tomando conta de sua alma, da cidade, do mundo!A Biblioteca Clássica de Espantos e Assombros apresenta ‘Demônios’, de Aluísio Azevedo, autor de ‘O Cortiço’ e um dos maiores nomes da literatura brasileira. O conto de abertura desta coletânea nos conduz a um mergulho profundo no universo sombrio e fascinante das paixões humanas e do horror gótico. E reúne histórias que exploram o lado obscuro da alma, revelando os demônios interiores que habitam cada personagem, mas também leves recortes irônicos da realidade, em histórias que absorvem o leitor com sua habilidade inigualável de criar atmosferas densas e personagens complexos, situações pitorescas cheias de reviravoltas e descobertas. Entre mistério e suspense, críticas sociais afiadas e satíricas, cada conto é uma viagem por cenários urbanos ora visualmente belos, mas habitados por almas decadentes e atormentadas, ora sinistros e sobrenaturais!
‘Demônios’ é uma obra indispensável para os amantes da literatura brasileira e para todos que buscam compreender as profundezas da natureza humana. Nesta edição, trouxemos a versão final publicada na coletânea original de Aluísio Azevedo, mas também a versão original, publicada em capítulos na Gazeta de Notícias, em 1891 — maior e mais assustadora em vários momentos! Além das ilustrações incluídas na versão em capa-dura da nossa edição.
Tabla de materias
Introdução
Foto de Aluísio Azevedo
Sobre as versões de ‘Demônios’
Conto 1
Demônios
Conto 2
Vícios
Conto 3
Último lance
Conto 4
O Macaco Azul
Conto 5
O Impenitente
Conto 6
Pelo Caminho
Conto 7
Resposta
Conto 8
Aos Vinte Anos
Conto 9
Heranças
Conto 10
A Serpente
Conto 11
No Maranhão
Conto 12
Uma lição
Conto 13
Fora de Horas
Conto 14
Inveja
Conto 15
Das Notas de uma Viúva
Conto 16
Insepultos
Conto 17
O Madeireiro
Conto 18
Músculos e Nervos
Conto 19
Como o Demo as Arma
Conto 20
Polítipo
Conto 21
Demônios (versão original)
Sobre el autor
Aluísio Azevedo, nascido em São Luís, Maranhão, em 1857, foi um dos principais expoentes do Naturalismo no Brasil. Com múltiplos talentos, ele atuou como escritor, caricaturista, jornalista e diplomata, sendo também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Inicialmente influenciada pelo Romantismo, sua obra ‘O Mulato’, publicada em 1881, marcou a transição para o Naturalismo, trazendo um olhar científico e crítico sobre a sociedade brasileira da época, com temas como racismo, pobreza e promiscuidade.
Sua obra-prima, ‘O Cortiço’ (1890), é um retrato vigoroso das condições sociais e humanas sob a lente do determinismo e darwinismo, influências filosóficas da época. Aluísio tratou seus personagens com uma abordagem quase biológica, refletindo o ambiente em que viviam como determinante de suas ações. Além dos romances, ele também explorou o conto com ‘Demônios’ (1893), que é considerado um precursor da ficção científica brasileira.
Aos 40 anos, Aluísio ingressou na carreira diplomática, atuando em vários países até sua morte em 1913, em Buenos Aires. Embora tenha deixado de escrever após se dedicar à diplomacia, seu legado literário permanece vivo como um dos mais influentes na literatura brasileira, especialmente por seu pioneirismo no Naturalismo.