Ferozes melancolias é um livro de ensaios e crônicas de viagem a respeito do amor e da escrita. Os textos traçam um passeio mental sobre temas duros, da perda à desilusão, a temas leves, do inesperado à alegria.
Ana Rüsche faz um itinerário por cartas de tarô e gôndolas de supermercado e por viagens do Chile à China, entre outras. Aborda temas da inteligência artificial à crise climática, trazendo notas de leitura. Fala de acontecimentos engraçados, como visitas a livrarias para encontrar um escritor favorito em Nova York ou não saber nada de francês numa viagem ao Congo. Não faltam experiências cheias de dúvidas, sobre o vazio que ronda a redação de um romance.
Participante de inúmeros festivais internacionais de literatura ao redor do planeta, a escritora empresta essas experiências como matérias-primas de seus ensaios.
A edição do livro ainda se completa com fotografias em preto e branco feitas pela autora.
‘Às vezes, precisamos reaprender a viajar. Este livro mostra o que é preciso perder, para poder sair de si, deixar-se levar pela carta da literatura, para poder voltar a si como outro.’
— Christian Dunker, psicanalista
Sobre el autor
Ana Rüsche é escritora e pesquisadora. Foi finalista do Jabuti com ‘A telepatia são os outros’ (2019). Estreou em 2005 e publicou sete livros, com traduções nos Estados Unidos, Itália e México. Concluiu o pós-doutorado sobre mudança climática e ficção científica na USP (Universidade de São Paulo), é doutora pela mesma universidade e cursa o segundo doutorado sobre literatura e ecocrítica na Un B (Universidade de Brasília).