Esta publicação, fruto do trabalho conjunto de pesquisadores e orientadores do grupo Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), apresenta um conjunto de discussões teóricas e empíricas com foco psicossocial. A obra explora a Teoria das Representações Sociais e as práticas educativas, oferecendo uma contribuição única ao investigar as representações sociais das práticas educativas por meio de análises realizadas por diferentes pesquisadores cujos estudos de caráter interdisciplinar perpassam as culturas, os saberes, as subjetividades, as identidades, as memórias, as imagens, o pensamento social, os esquemas argumentativos, as emoções e os afetos, os valores, as crenças, a comunicação e a linguagem, as normas sociais, entre outros aspectos. Enfim, esperamos que a apreciação desses capítulos inspire novos horizontes para futuras pesquisas na área. Boa leitura!
Sobre el autor
CRISTINA ANTUNES MOTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Docente no Curso de Graduação em Medicina e no Curso de Graduação em Enfermagem da UNIGRANRIO/Afya.
RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA).
HELENICE MAIA GONÇALVES
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Cató- lica de São Paulo. Pós-Doutora em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas.