Integrante da Coleção Cultura Negra e Identidades, este livro mapeia um dos temas educacionais mais importantes da atualidade: as relações étnico-raciais na educação. Os autores refletem sobre a diversidade étnico-racial dentro da sociedade, da universidade e da educação básica, por meio de opiniões, interpretações e relatos de pesquisas sobre o tema.
Como conciliar raça, educação e nação? Quem é o ‘Outro’ na educação? Como se constitui o ‘Outro’ no processo de produção das identidades? O que significa a experiência racial? Quais as possibilidades teóricas e práticas de pensar a realidade social a partir da ideia de raça? Como estabelecer a relação entre escola, currículo e relações étnico-raciais? Essas são algumas das questões analisadas nesta obra fundamental para aqueles que pretendem enfrentar o complexo debate sobre a diferença, as desigualdades e as redes sociais sob a perspectiva racial.
Sobre el autor
Anete Abramowicz
Doutora em educação pela UNICAMP, Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, Docente da Pós-Graduação em Educação e Sociologia da UFSCar. Atua nas áreas das relações
etárias, de gênero, étnico-raciais na perspectiva da diferença. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: Infância e diferença: educação e políticas públicas na Université Paris-Descartes no laboratório de pesquisa CERLIS (Centre de Recherche
sur les Liens Sociaux) em Paris. (bolsa de pós-doutorado no exterior/CNPq)
Nilma Lino Gomes
É doutora em Antropologia social pela USP e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e membro da equipe do Programa Observatório da Juventude pela mesma universidade. Possui vários livros sobre questão racial.