André e Benjamin coincidentemente dividiram uma história na infância. Benjamin se lembra de André com carinho; André, no entanto, guarda traumas do encontro que mudou os rumos de sua vida. Para tirar essa história a limpo e sensibilizar Benjamin, André conta toda a saga das mulheres de sua família: começando por sua tataravó Sange, trazida para o Brasil como escravizada, passando por Benedita e depois Amélia, que rompeu com a escravidão e encontrou em Anália Franco uma mãe adotiva. Anália revolucionou a educação brasileira, acolhendo a todos sem distinção em um tempo em que a cor da pele determinava quem era cidadão. Esse livro traz, por meio de uma história ficcional, uma homenagem a essa mulher extraordinária – e a tantas corajosas mulheres anônimas de nossa história –, e uma celebração dos encontros que não devem ser tratados como simples coincidência quando resultam em disposição para aprender, a trocar e a evoluir.
Sobre el autor
Andrea Viviana Taubman nasceu em Buenos Aires, Argentina e mora no Brasil desde 1973. Formada em Química e em Tradução do Espanhol, também estudo para ser radialista. É escritora, tradutora, palestrante e contadora de histórias. Tem 14 livros publicados.
Organiza, produz e participa habitualmente de eventos de literatura infantil e juvenil. Faz parte da diretoria da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) desde 2013. Ocupa a cadeira nº 21 da Academia Teresopolitana de Letras. Viveu em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Teresópolis-RJ, onde foi voluntária em abrigo que recebia crianças vítimas de maus-tratos. Em 2018, seu livro ‘Não me toca, seu boboca!’ foi agraciado com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Para saber mais, acesse: .
Pela Editora do Brasil publicou Tem cabimento?, Dom Quixote/Don Quijote de la Mancha, em coautoria com Telma Guimarães e Aquilo que ninguém vê, em coautoria com Anna Claudia Ramos.
Ana Claudia Ramos nasceu em 1966, no Rio de Janeiro, onde ainda reside. Graduada em Letras pela PUC-Rio e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ, estreou na literatura em 1992 e atualmente tem mais de 80 livros publicados para crianças, jovens e adultos.
É sócia-diretora do Atelier Vila das Artes Produção Editorial, uma empresa de consultoria literária. Já recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, o Prêmio Adolfo Aizem da UBE, o Prêmio Guavira de melhor livro para jovens. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro Digital e do Prêmio Açorianos, entre outros. Participa de projetos literários e de incentivo à leitura, viaja mundo afora em feiras de livros e dando palestras e oficinas sobre sua experiência como escritora e especialista em literatura infantil e juvenil. Para saber mais, acesse: .
Pela Editora do Brasil, publicou De metamorfoses e de sonhos, Em algum lugar do mundo e Aquilo que ninguém vê (em coautoria com a escritora Andrea Viviana Taubman).